STTEP 2020

O Evento


Caros colegas,

É com grande prazer que anunciamos um novo evento urológico, totalmente diferente do que estávamos acostumados. Após muitos anos de experiência com cursos e congressos convencionais, notamos a ausência de um formato que atendesse as nossas necessidades enquanto urologistas.

É muito comum frequentarmos congressos, assistirmos palestras, mas são poucas as coisas práticas para o nosso uso diário. Assistimos a uma aula, mas não enxergamos a técnica. Vemos um vídeo, mas não há espaço para detalhes. Acompanhamos uma cirurgia ao vivo, mas, às vezes, leva horas e é pouco produtivo.

A partir desse contexto criamos o STTEP – Symposium of Tips & Tricks from ExPerts!

O evento será totalmente elaborado para o aprendizado intensivo. Acontecerá no dia 04 de abril, sábado, no Sheraton WTC, em paralelo ao último dia do XI Congresso Internacional de Uro-Oncologia. Assim, os participantes poderão otimizar o tempo e programarem-se para comparecer aos dois eventos.

Desenvolvemos um programa em que os maiores especialistas no tema poderão explicar particularidades de procedimentos de forma detalhada. Não haverá discussão teórica, apenas a parte prática de como realizar um procedimento ou utilizar um novo dispositivo. Esses profissionais terão tempo para comentarem a forma de fazer a cirurgia, como deve-se utilizar um novo dispositivo e apresentar detalhes que, por vezes, facilitará a implementação desta nova técnica por outro urologista.

As aulas terão duração de 40 minutos. O palestrante conduzirá sua apresentação a partir de uma cirurgia pseudo ao vivo, que terá total controle da transmissão. De forma inovadora, poderá avançar e retroceder o conteúdo de forma imediata, otimizando sua técnica. A apresentação será seguida de discussão, com a participação de mais dois especialistas sem dados teóricos. O objetivo do evento é que o urologista vivencie na prática todo o procedimento e, assim, possa utilizá-lo no seu cotidiano junto ao paciente.

Além disso, será fornecido aos participantes um resumo da aula com todas as informações relevantes para se programar uma cirurgia, tais como: materiais necessários, códigos dos procedimentos, contatos de empresas e proctors... Enfim, um check list que facilitará a vida dos urologistas no consultório e a realização imediata de novos procedimentos!

Nesta 1° edição serão abordados somente afecções benignas, como: tratamento do cálculo renal e da HPB; novos ureteroscopios flexíveis digitais descartáveis de baixo custo; uso do ultrassom na NLP; enucleação prostática com uso de bipolar, plasma e laser; uso da cirurgia robótica na HPB e na correção de prolapsos uterinos; hernioplatias laparoscópicas para o urologista; tratamento da disfunção erétil com próteses e com uso de ultrassom; colocação de duplo J de longa permanência para câncer; entre outros temas.

Será uma oportunidade única e imperdível de ver de perto grandes especialistas e as dicas que faltavam para começarmos ou aprimorarmos a realização de um procedimento. 

Esperamos por vocês!