O Evento
GU Review 2018 e Consenso de Câncer de Próstata dos Países em Desenvolvimento
GU Review 2018
O evento “GU Review” é um simpósio realizado pelo LACOG-GU com o intuito de revisar o que há de mais importante no cenário geniturinário, discutindo a aplicabilidade destas novidades para a prática clínica e trazendo os estudos em andamento, bem como a direção das pesquisas nos tumores urológicos.
Os palestrantes do evento são tanto os membros do LACOG-GU como os palestrantes internacionais que serão responsáveis por trazer toda a informação. O público-alvo são oncologistas focados em uro-oncologia, oncologistas, urologistas, radio-oncologistas e residentes.
O primeiro “GU Review” aconteceu em 2017 e foi um sucesso com uma demanda de público bem maior que o esperado, sendo muito elogiado por todos os participantes. O grupo LACOG-GU tem o compromisso de entregar informação científica de qualidade.
No ano de 2018 o evento expandirá em número de participantes. A programação trará grandes discussões, visto que a pesquisa sobre os tumores geniturinários está em franca evolução. O simpósio será realizado em 2 e abordará os principais temas sobre os tumores de próstata, renal e urotelial. O modelo de apresentação dos módulos de tumores específicos será interativa e com apresentações objetivas seguido de discussões entre palestrantes, moderador e coordenador da sessão.
Em relação aos tumores urológicos, o câncer de próstata tem seu destaque devido a alta incidência. O avanço no conhecimento e no tratamento dessa doença ficou evidente nos últimos 10 anos. Nesse período muitas drogas entraram no arsenal de combate ao câncer de próstata e muitas ainda estão em desenvolvimento. Como em muitas situações não existe resposta em estudos clínicos para indicação do tratamento, faz-se necessário uma ampla discussão e um consenso entre especialistas para o melhor manejo dos pacientes. Foi a partir disto que o Consenso de Saint Gallen começou a ser realizado, desde 2015.
Infelizmente a dificuldade no tratamento dos pacientes com câncer de próstata não está limitada a ausência de estudos que direcionem a melhor droga para cada paciente, mas também ao enorme desafio dos custos destes tratamentos, que são ainda mais importantes em países subdesenvolvidos. Por este motivo a iniciativa de um Consenso dos Países em Desenvolvimento foi criada. A partir desta iniciativa os maiores especialistas da área terão a oportunidade de discutir e fazer uma recomendação prática que possa ser utilizada em países com menos recursos.
Este Consenso trará importantes informações e a partir dele diversas publicações e recomendações serão feitas, com impacto mundial das suas diretrizes.
Coordenadores
Andrey Soares
Carlos Barrios
Felipe Moraes
Fernando Maluf