Dados do Trabalho
Título
METODOLOGIA CIRÚRGICA PARA O CÂNCER DE PRÓSTATA LOCALIZADO POR VIA LAPAROSCOPIA E ASSISTÊNCIA ROBÓTICA VERSUS PROSTATECTOMIA RADICAL.
Introdução, Material, Método, Resultados, Discussão e Conclusões
Introdução
Recentemente o câncer de próstata tem sido alvo de extensas pesquisas as quais resultam em descobertas relevantes ao ambiente acadêmico; esse fato promove a mudança da percepção e do manejo da doença. Apresentam-se como modificações mais expressivas a epidemiologia, o curso completo da doença e o estadiamento, promovendo alterações fundamentais no tratamento de uma das neoplasias mais comuns da população masculina. Parte da evolução dos estudos se baseiam nos resultados adquiridos de procedimentos por via laparoscópica quando comparados aos procedimentos de assistência robótica
Material e Método
Foi realizada a revisão sistemática de conteúdos publicados, além de pesquisas na bases de dados PubMed, Lilacs e Scielo até o ano de 2019 com os descritores: Câncer de próstata, laparoscopia, assistência robótica e prostatectomia radical.
Resultados
Dentre os aspectos clínicos mais significativos em relação aos comparadores, tem-se a redução da necessidade de transfusão de sangue, em detrimento de menor perda sanguínea e a maior preservação da função sexual. Esses, são critérios relevantes, os quais evidenciam maior significância clínica. Ademais é válido destacar que a implantação da tecnologia robótica deve ser analisada minuciosamente, uma vez que, os elevados custos à sua aquisição, ultrapassam os valores esperados para procedimentos padrões.
Discussão
O presente artigo pretende, discutir e avaliar as evidências científicas dos benefícios clínicos; apresentar os valores da eventual incorporação do dispositivo de cirurgia robótica no procedimento de prostatectomia radical no Sistema Único de Saúde e saúde suplementar, fazendo um comparativo entre as demais técnicas cirúrgicas de laparoscopia e metodologias tradicionais, mediante estudos clínicos, artigos científicos e a diretriz metodológica de avaliação de equipamentos médicos assistenciais.
Conclusão
A disseminação e evolução das metodologias evidenciam benefícios significativos da cirurgia roboticamente assistida comparada à cirurgia aberta e à cirurgia laparoscópica. Ademais é válido destacar que a implantação da tecnologia robótica deve ser analisada minuciosamente, uma vez que, os elevados custos á sua aquisição, ultrapassam os valores esperados para o procedimentos. Frente a isso, é questionável a sustentabilidade em adotar a tecnologia robótica, pois o alto custo de sua aquisição possibilita adquirir dezenas de novos sistemas de vídeo-laparoscopia.
Palavras Chave
Câncer de Próstata, Laparoscopia, Assistência Robótica e Prostatectomia Radical
Área
Câncer de Próstata Localizado
Instituições
Faculdade São Leopoldo Mandic- Araras - São Paulo - Brasil
Autores
Frederico França Rezende, Amarylis Gardin Nicolau, Erwin Langner