Dados do Trabalho
Título
O USO DA SIMULAÇÃO CLÍNICA NA IDENTIFICAÇÃO DOS SINAIS E SINTOMAS DO CÂNCER INFANTIL DURANTE A CONSULTA DE ENFERMAGEM
Introdução
A consulta de enfermagem tem sido uma importante aliada no diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, permitindo a identificação dos sinais iniciais. No entanto, é importante que os enfermeiros estejam bem preparados para detecção precoce. Nesse contexto, a simulação clínica, tem sido uma estratégia de ensino, para o refinamento das competências necessárias para a detecção precoce do câncer em crianças e adolescentes, contribuindo significativamente para a melhoria dos resultados clínicos e para a formação de enfermeiros mais capacitados e confiantes.
Objetivo
Relatar a experiência da utilização da simulação clínica para identificação dos sinais iniciais de câncer infanto-juvenil durante a consulta de enfermagem em puericultura.
Método
Relato de experiência Foi utilizado a simulação clínica como estratégia de ensino, aplicada aos discentes do curso de enfermagem. Elaborou-se um cenário simulado, de uma consulta de enfermagem de puericultura em uma unidade básica de saúde, em que a paciente/criança estava com com possíveis sinais e sintomas de leucemia. Durante a simulação, foram abordados a importância da observação detalhada (exame físico), escuta atenta e comunicação empática com a criança e seus familiares.
Resultados
Os participantes durante a discussão no debriefing demonstraram conhecimento em identificar sinais e sintomas precoces do câncer infantil e estabelecer condutas / encaminhamentos para especialistas. No entanto, destacaram que a experiência da simulação contribuiu positivamente, aumentando sua confiança e segurança para lidar com situações semelhantes.
Conclusão
Por meio desta metodologia de ensino, os estudantes tiveram a oportunidade de se engajar na prática com tema pouco vivenciado durante a graduação, permitindo-lhes adquirir conhecimentos enquanto futuros profissionais. Tal fato os habilitarão a identificar precocemente sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.
Área
Enfermagem
Categoria
Categoria Enfermagem
Autores
Daniela Antunes Arruda, Luana Carvalho Martins Martins, Fernanda Ribeiro Baptista Marques Almeida