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2° Congresso Internacional do GRAACC

Dados do Trabalho


Título

A AUTOPERCEPÇÃO DE PACIENTES PEDIÁTRICOS COM DIAGNÓSTICO ONCOLÓGICO DENTRO DA INTERNAÇÃO E EM ATENDIMENTOS AMBULATORIAIS

Introdução

Em crianças e adolescentes, o câncer é considerado a principal causa de morte no mundo, o que não é diferente no Brasil, onde este representa 8% do total de óbitos deste grupo. O diagnóstico caracteriza-se como um momento ameaçador e de árduo manejo para a criança ou adolescente e sua família. Neste momento, a autopercepção, que pode ser descrita pela forma como a criança ou adolescente compreende suas habilidades e dificuldades individuais, pode ser alterada. Há uma concordância na literatura de que esta percepção inicia-se na infância, através das interações com os outros e das interpretações que este grupo faz do ambiente, podendo ser modificada conforme as experiências significativas para cada pessoa. É essencial para o processo de cuidar reconhecer como estas crianças e adolescentes se auto percebem frente ao diagnóstico e as modalidades de tratamentos oncológicos, que acarretam uma série de efeitos colaterais.

Objetivo

Analisar e compreender a autopercepção das crianças e adolescentes com diagnóstico oncológico dentro da internação e em atendimentos ambulatoriais.

Método

Pesquisa qualitativa, do tipo exploratório descritiva, a ser realizada com crianças e adolescentes com diagnóstico oncológico em seguimento hospitalar ou ambulatorial, por meio de entrevistas semiestruturadas e analisadas mediante análise de conteúdo de Bardin, a fim de descobrir as relações presentes entre os conteúdos verbais ou não-verbais e os aspectos exteriores. Este projeto será submetido ao comitê de Ética em Pesquisa, seguindo e cumprindo as diretrizes éticas e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos de acordo com a resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde.

Resultados

É esperado que tal saber permita identificar como a criança e o adolescente com diagnóstico oncológico se auto percebem após o diagnóstico e/ou tratamento, possibilitando um melhor conhecimento de como as ações profissionais podem influenciar neste processo, além de evidenciar que as características psicológicas da criança e adolescente com câncer necessitam ser focos de avaliação no período do diagnóstico, transpassando o cuidado biológico.

Conclusão

A compreensão da autopercepção de crianças e adolescentes com câncer é crucial para um cuidado integral durante o tratamento. Este estudo poderá demonstrar a importância de considerar não apenas os aspectos biológicos, mas também os psicológicos e emocionais dos pacientes, para uma abordagem mais completa e eficaz no cuidado oncológico infantojuvenil.

Área

Enfermagem

Categoria

Categoria Enfermagem

Autores

Ana Carolina Siqueira Rodrigues, Juliane Lima Santos