Dados do Trabalho
Título
PODCAST EDUCATIVO NA DISSEMINAÇÃO DE EVIDÊNCIAS SOBRE DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA MORAL POR ENFERMEIROS EM CENÁRIOS DE ONCOLOGIA PEDIÁTRICA
Introdução
Na oncologia pediátrica, o contexto de uma doença que ameaça a vida e o fato desta ameaçar o curso esperado para o ciclo vital, é comum o sofrimento se fazer presente na rotina dos profissionais. O desenvolvimento da resiliência moral é importante ao possibilitar o aperfeiçoamento da assistência e gerenciamento de enfermagem. Enquanto, o uso de tecnologias educativas (Podcast) facilita a formação continuada ampliando a confiança e conhecimento das temáticas sensíveis ao processo de cuidado.
Objetivo
Desenvolver e validar o conteúdo de uma tecnologia educativa - podcast, a partir de uma revisão de escopo, sobre estratégias relacionadas ao desenvolvimento da resiliência moral para enfermeiros que atuam na oncologia pediátrica.
Método
Refere-se a um estudo metodológico realizado a partir de quatro etapas: revisão de escopo, construção do roteiro do podcast educativo, desenvolvimento do instrumento para validação do conteúdo do roteiro, e validação do roteiro por especialistas que examinaram com precisão a tecnologia construída. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), obtendo parecer favorável.
Resultados
Foi elaborado um roteiro de Podcast, composto por três episódios que possuem como eixos temáticos: (1) Desafios para promoção da Resiliência Moral: Situações de sofrimento moral vivenciadas pelos enfermeiros de oncologia pediátrica. (2) Conceituando a resiliência moral e (3) Desenvolvendo a resiliência moral: caminhos para o manejo das situações de crise. O instrumento de validação possibilitou a avaliação do conteúdo e funcionalidade do roteiro, sendo composto de 13 itens, 3 sobre comentários/sugestões. Dos 10 itens avaliados objetivamente, referentes ao Podcast, nenhum deles foi avaliado como inadequado e todos obtiveram coeficientes apropriados para a validação de conteúdo com IVC>0,78. Considerando a concordância avaliada pelo coeficiente AC2 de Gwet, foram aprovados os 10 itens avaliados, apresentaram Gwet Global de 0,86 (IC95%; p<0,05), o que indica concordância forte entre os especialistas.
Conclusão
O Podcast como recurso educativo digital figura-se como uma forma de inovar e incrementar o paradigma da educação profissional, o que pode ser verificado pela concordância apresentada. Ademais, esse recurso contribui para o desenvolvimento e o fortalecimento de estratégias de manejo de crise por meio da aproximação com a resiliência moral enquanto habilidade sociocognitiva adquirida pelos profissionais.
Área
Enfermagem
Categoria
Categoria Enfermagem
Autores
Ana Carolina Siqueira Rodrigues, Lucas Thiago Pereira da Silva, Ana Carolina Reis di Gregório, Cibele Valva Saraiva, Regina Szylit, Maiara Rodrigues dos Santos