Dados do Trabalho
Título
Humanizando a Internação Oncopediátrica: Experiência do Projeto 'Família Vai ao Hospital' em Internações Prolongadas
Introdução
O projeto "Família Vai ao Hospital" tem como objetivo humanizar o tratamento oncopediátrico, tornando-o mais acolhedor e personalizado para os pacientes e suas famílias em internações acima de 30 dias, que pode tornar o paciente mais vulnerável emocionalmente. O projeto visa amenizar o sofrimento do paciente durante este período, promovendo o diálogo e a cooperação entre a família, além de incentivar a participação de outros familiares nos cuidados do paciente. A manutenção do vínculo familiar é crucial para o bem-estar emocional dos pacientes.
Objetivo
Relatar a experiência do projeto "Família Vai ao Hospital" para pacientes em internação prolongada em um hospital oncopediátrico.
Método
Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, com base nos depoimentos as atividades desenvolvidas pelo projeto "Família Vai ao Hospital".
Resultados
O projeto iniciou-se em 2023 e, desde então, realizou cinco encontros, nos quais os familiares permaneceram junto aos pacientes. O encontro foi realizado no quarto e/ou no jardim interno do hospital, com a presença não apenas dos acompanhantes do paciente, normalmente os pais, mas também de irmãos, avós e outros familiares próximos, proporcionando uma experiência inclusiva e reconfortante. A equipe de hotelaria e o time de cuidados avançados foram os responsáveis pela organização do evento. Durante o encontro, os participantes desfrutaram de um café da tarde preparado de acordo com as orientações da nutricionista, enquanto desfrutavam da privacidade do jardim do hospital, reservado exclusivamente para eles. Os relatos dos participantes destacaram a melhora no humor e a redução do estresse e da ansiedade, além da importância dos pequenos detalhes para que o encontro ocorresse, como o transporte ofertado, a qualidade do café e a decoração do ambiente. Um participante mencionou que nunca havia desfrutado de um momento tão especial e acolhedor mesmo em casa e ressaltou que a presença dos irmãos foi muito importante para ele.
Conclusão
Os resultados evidenciam que o projeto "Família Vai ao Hospital" pode ser uma ferramenta valiosa para melhorar a experiência do paciente durante a internação hospitalar. As interações paciente/família durante o tratamento hospitalar pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, promovendo a melhora do humor e bem-estar geral do paciente e sua família. Esses aspectos são fundamentais, pois o estresse e a ansiedade estão associados a um prognóstico de saúde menos favorável ao paciente.
Área
Terapia de suporte
Categoria
Categoria Multiprofissional
Autores
Crismara Martins Rocha Rangel, Dirceu de Souza Ribeiro, Carolina Parada, Eliane dos Santos Francelino, Marcelo Milone Silva, Talita Candido Bueno