WhatsApp
2° Congresso Internacional do GRAACC

Dados do Trabalho


Título

INFLUÊNCIA DA RELIGIOSIDADE E A ESPIRITUALIDADE DA FAMÍLIA NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM CÂNCER

Introdução

O câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. O progresso no tratamento do câncer infantil e adolescente aumentou significativamente as taxas de sobrevivência e a qualidade de vida. Apesar dos avanços na medicina, o câncer continua a causar dor entre os pacientes e suas famílias. Afamília devem receber apoio psicossocial integral desde o início do tratamento. Estudos têm explorado a influência da espiritualidade e da religião na adesão das famílias ao tratamento do câncer, destacando a importância dos fatores socioeconômicos, culturais e emocionais no processo de tratamento.

Objetivo

Identificar na literatura nacional e internacional, pesquisas sobre a influência da religiosidade e a espiritualidade na adesão ao tratamento das famílias de crianças e adolescentes com câncer.

Método

A revisão integrativa da literatura, influência da religiosidade e espiritualidade no tratamento do câncer em famílias de crianças com câncer. A pesquisa foi realizada utilizando a estratégia PICO, com foco na população, interesse e contexto. Os dados foram coletados em bases de dados como MEDLINE, SCOPUS, PSYCINFO, CINAHL e LILACS. A revisão incluiu artigos de pesquisa originais, excluindo literatura cinzenta, relatos de casos, reflexões, recomendações, excluindo famílias de adultos e crianças em fim de vida. Construído quadro para comparar e organizar os dados com base em semelhanças.

Resultados

246 registros e a remoção de 92 duplicatas, restaram 154 registros para avaliação. Destes, 27 estudos foram selecionados por três revisores com base em critérios de elegibilidade, e 13 foram incluídos após exclusões adicionais. Espiritualidade e religiosidade são fundamentais para crianças com câncer e familiares, oferecendo apoio, conforto e esperança. Práticas com oração, confiança e suporte são essenciais. Comunicação interdisciplinar e esperança são cruciais, pois algumas questões espirituais pode ser vistas como castigo divino.

Conclusão

A espiritualidade no tratamento do câncer infantil, auxilia as famílias a encontrar sentido e significado na doença e a lidar com seu sofrimento. Ressalta a importância do apoio espiritual tanto para as crianças como para as suas famílias. Profissionais de saúde devem respeitar e apoiar as crenças e valores das suas famílias, considerando as suas crenças religiosas e espirituais ao prestarem apoio e intervenções eficazes. O estudo destaca a necessidade de mais pesquisas sobre espiritualidade no tratamento do câncer pediátrico.

Área

Enfermagem

Categoria

Categoria Enfermagem

Autores

NORIELLE MACEDO ALVES, LARISSA SAID LIMA COSTA, MICHELLE DAREZZO RODRIGUES NUNES