Convidado
SANDRA CAIRES SERRANO
SÃO PAULO / SPGraduada em Medicina na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994 - Brasil), com Residência Médica em Pediatria na Casa de Saúde Santa Marcelina (1997), e posteriormente em Neurologia Infantil (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP, 2000), Especialização em Dor e Estereotaxia (ACCamargo Cancer Center – São Paulo, 2001); formação em Cuidados Paliativos – Pallium América Latina, Universidade Del Salvador (2008) e Oxford International Center for Palliative Care (2008).
Socia-Fundadora da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP- Brasil).
Atuação no Hospital AC Camargo de 2001 até 2022, no Departamento de Dor e Neurocirurgia Funcional, fundou e chefiou o Serviço de Cuidados Paliativos (Adulto e Infantil); atuando também no Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos.
Mestre em Ciências da Oncologia pela Fundação Antônio Prudente – ACCamargo, Brasil.
Áreas de Atuação em Cuidados Paliativos e em Dor pela Associação Médica Brasileira (AMB).
Formação em Medicina Endocanabinóide (2022) – WECANN, Brasil.
Atuante na Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), membro do Conselho Fiscal, membro dos Comitês de Dor em Pediatria e Cannabis, e Coordenadora do Comitê de Cuidados Paliativos da SBED (2024-2026). Revisora do Brasilian Journal of Pain.
Co-Editora do Tratado de Dor da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED).
Membro do Departamento Científico de Cuidados Neuropaliativos na Infância e Adolescência da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil (SBNI).
Docente do Curso de Pós-Graduação em Dor e Cuidados Paliativos em Pediatria, Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE).
Assistente de Ensino de Emergência Pediátrica do Pronto-Socorro Infantil da Casa de Saúde Santa Marcelina, desde 1997.
Docente do Hospice Lo Thedal, com envolvimento em Assistência, Ensino e Pesquisa em Dor e Cuidados Paliativos.
Temas de interesse: Clínica de Dor, Controle de Sintomas, Cuidados Paliativos, Neurologia Infantil, Oncologia, Pediatria, Doenças Raras, Opióides, Analgesia, Pesquisa Clínica, Bioética, e Ética em Pesquisa.