Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

VERSAO EM PORTUGUES DO EPIC-CP (EXPANDED PROSTATE CANCER INDEX COMPOSITE - CLINICAL PRACTICE): TRADUÇAO, VALIDAÇAO E APLICAÇAO PROSPECTIVA: RESULTADOS FUNCIONAIS PRECOCE EM INSTITUIÇAO UNICA

Resumo

Introdução
O questionário EPIC-CP (Expanded Prostate cancer Index Composite-Clinical Pratice), é uma versão compacta do EPIC original (50 questões) e foi desenvolvido para facilitar o uso na rotina clínica. O objetivo desse estudo é validar a versão em português do EPIC-CP e apresentar resultados funcionais precoces de pacientes operados com cancêr de prostáta (prostatectomia radica robótica) em um centro de referência da América Latina.

Materiais e métodos
A tradução e validação do questionário foram feitas de acordo com Guillemin et al. O questionário foi coletado prospectivamente, e auto-aplicado, por pacientes com cancêr de próstata localizado antes do tratamento, 6 meses após a cirurgia e 01 ano após a prostatectomia radical robótica, entre março de 2017 e junho de 2018.
Para validação foi utilizado o coeficiente alfa de Cronbach. Os resultados funcionais foram separados pelos domínios continência, urinário irritativos, intestinais, sexuais e hormonais e avaliados separadamente em cada momentos (pré-operatório, 06 meses após e 1 ano após a cirurgia). Foi considerado uma elevação clinicamente signficante quando era maior que 1.0 no domínio urinário e 1.6 no sexual. A análise estatística foi feita utilizando o teste T student, Wilcoxon e Friedman, considerando p<0,05.

Resultados
Um total de 589 questionários foi respondidos: 402 pré tratamento, 152 com seis meses após PRR e 35 com um ano da cirurgia. Os paciente tinham média de 62,7 anos (+- 8,5 anos) e com um PSA médio de 6.3 (+- 4,6). Para todos domínios do EPIC-CP o teste alfa de Cronbach variou de 0,75 - 0,77, exceto no domínio hormonal (0,35). Todas análise de consistência interna foram realizada com 06 meses de pós operatório e mostram bons resultados.
Na análise dos resultados funcionais, a continência urinária, após um ano da cirurgia, não mostrou diferença dos resultados préoperatório (p 0.32). Porém, quando comparamos os resultados do domínio sexual com um ano e seis meses após a cirurgia notamos um aumento na pontuação clinicamente e estatiscamente signficante (p<0.01). Os outros domínios tiveram poucas alterações do resultado pré cirurgia.

Conclusão
A versão em português do EPIC-CP é um questionário aplicável e válido nos pacientes operados de cancêr de próstata. Nos nossos, o grupo operado há 06 meses obteve resultados clinicamente signficantes quando comparados com antes de operar no domínio urinário e sexual, porém não obteve diferença clinicamente significante com um ano da cirurgia.

Palavras Chave ( separado por ; )

EPIC-CP; EPIC; PROSTATA; CANCER; ROBÓTICA;

Área

Uro-oncologia

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - Sao Paulo - Brasil

Autores

Danilo Budib Lourenço, Breno Santos Amaral, Ana Vasconcelos, Fernanda Russo, Sergio Alonso Araujo, Hugo Octaviano Duarte Santos, Alexandre Dib Partezani, Alan Roger Gomes Barbosa, Gustavo Caserta Lemos, Arie Carneiro