Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

REVERSAO DE VASECTOMIA ROBO ASSISTIDA: RELATO DE CASO INEDITO

Resumo

Introdução: O desenvolvimento de procedimentos da plataforma Da Vinci®, ocorreu em diversos campos inclusive na microcirurgia e no tratamento da fertilidade masculina, como na reversão de vasectomia.
Este relato, demonstra o primeiro caso realizado em território nacional de cirurgia para reversão de vasectomia robô assistida.
Método e Resultados:
Paciente 35 anos, 4 anos de pós operatório de vasectomia, 1 filho. Sem comorbidades. Espermograma pré operatório - azoospermia.
Oferecido procedimento de reversão de vasectomia robô assistida. Assinado termo de consentimento livre e esclarecido para divulgação das imagens.
Procedimento: Realizado abertura em incisão mediana na rafe escrotal, e após identificação dos ductos deferentes, realizada ressecção de segmento estenosado e verificada patência. Então foi realizado docking de três braços robóticos do Da Vinci XI, utilizando se pinças Black Diamond Micro Forceps (para microcirurgia).
Com auxilio da câmera robótica e magnificação microscópica, foi realizada vasovasoanastomose utilizando mononylon 10-0, Em cada lado, com 8 pontos de sutura simples e fechamento plano único. Tempo de cirurgia aberta 35 minutos e tempo de cirurgia robô assistida 90 minutos.
Paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia. Após 50 dias do procedimento, repetido espermograma - com contagem de 26 milhões de espermatozóides/ml, viabilidade de 75% e motilidade 80%.
Discussão:
Os fundamentos tanto da vasovasostomia quanto da vasoepididimostomia foram consolidados, para assegurar uma anastomose de alta qualidade a visualização da luz do deferente com auxílio de um microscópio torna se fundamental.
O uso da cirurgia robótica, por oferecer alta resolução, magnificação tri dimensional juntamente com a anulação do tremor decorrente do procedimento cirúrgico, tem melhorado os resultados de procedimentos microcirurgicos.
Nesse relato de caso, foi demonstrado um procedimento que apesar de inédito em território nacional, mostrou se factível, com tempo transoperatório adequado, e pós operatório com qualidade e quantidade de espermatozoides satisfatórios, o que pode tornar se uma ferramenta adicional no tratamento da infertilidade masculina.

Palavras Chave ( separado por ; )

reversão de vasectomia; cirurgia robótica; vasovasoanastomose robo assistida

Área

Infertilidade

Instituições

Hospital Samaritano de São Paulo - Americas Serviços Médicos - Sao Paulo - Brasil

Autores

Thiago Iorio Tagliari, Ravendra Ryan Moniz, Raphael de Jesus Moreira, Claudio Queiroz Guimarães