Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

“AVALIAÇAO DO TRATAMENTO DO CANCER DE BEXIGA URINARIA DE RATOS UTILIZANDO BACILO CALMETTE-GUERIN, NITAZOXANIDE E ASSOCIAÇAO INTRAVESICAL"

Resumo

Introdução: O tratamento do Câncer de Bexiga (CB) com Bacilo Calmette-Guerin (BCG) tem efeito comprovado na redução de recidiva e progressão tumoral, contudo terapias de interação entre fármacos têm mostrado eficiência no tratamento de neoplasias. A Nitazoxanida (NTZ) apresenta ação imunomoduladora com promissores resultados de ação antitumoral.
Objetivos: Caracterizar e comparar os efeitos das imunoterapias com BCG e Nitazoxanida no tratamento do CB induzido em ratos.
Métodos: 25 ratos de linhagem Fisher 344 foram instilados com dose intravesical de 1,5 mg/kg de N-methyl-N-nitrosourea (MNU) a cada 15 dias, totalizando 4 doses para indução do câncer de bexiga (CB). Os animais foram então divididos em 3 grupos, que receberam tratamento via vesical por 6 semanas consecutivas: Grupo BCG 106 UFC – 1 mg de BCG; Grupo NTZ 300mg/kg- 45mg de NTZ; Grupo BCG NTZ: tratamento simultâneo de BCG (106 UFC – 1 mg ) e NTZ (300mg/kg- 45 mg); Os animais foram então submetidos a ultrassonografia, eutanasiados e as bexigas urinárias coletadas e submetidas às análises histopatológicas, Imunohistoquímica (ki67 e c-myc) e Western Blotting (pi3k, mTor, p-4EBP).
Resultados: Análises histopatológicas mostraram 66,67% de incidência de CB em animais tratados com BCG, 62,50% em tratados com NTZ e 37,5% nos animais do grupo associação NTZ e BCG. Foi observado diminuição significativa da marcação celular com anticorpo anti c-myc e tendecia a queda de proliferação celular determinada a partir da quantificação da area nuclear marcada com ki67, no grupo tratado com associação comparado aos tratamentos isoladamente. Animais positivos para CB apresentaram 12,4% (IC 10,1-14,6%) de positividade de área nuclear para ki67 no grupo BCG, seguido de 13,2% (IC 10,5-15,9%) no grupo NTZ e 8,8% (IC 6,0-11,6%) no grupo associação.
Conclusão: Os resultados em tela apontam para o potencial de otimização do tratamento do carcinoma urotelial com a associação de NTZ ao tratamento padrão-ouro com BCG intravesical e interferência na via de sinalização molecular mTOR pi3k, p-4EBP.

Palavras Chave ( separado por ; )

Câncer de bexiga urinária; Bacilo Calmette-Guerin; Nitazoxanida; tratamento

Área

Uro-oncologia

Instituições

PUC-Campinas - Sao Paulo - Brasil, Unicamp - Sao Paulo - Brasil

Autores

Isis G. A KIEHL, Eduardo RICCETTO, Ana Clara C SALUSTIANO, Marina V OSSICK, Heloisa B ASSALIN, Karen L Ferrari, Nathália B J de Almeida, Athanase Billis, Leonardo O Reis