Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO POPULACIONAL DOS NIVEIS DE TESTOSTERONA POR FAIXA ETARIA

Resumo

Introdução: A taxa de infertilidade tem aumentado ao longo dos anos e pode ser explicada pelo declínio dos níveis médios de testosterona na população masculina independente da idade.

Objetivo: Analisar os níveis séricos de testosterona total e estradiol em uma população de homens adultos latino-maericanos, no período de oito anos.

Métodos: Pacientes acima de 19 anos submeteram à atendimento de rotina urológica com coleta de níveis séricos de testosterona total, testosterona livre e albumina. Análise ANOVA com teste post-hoc de Tukey dos níveis de testosterona total, testosterona livre e albumina foi realizada para avaliar a tendência o longo do período estudado. As mesmas análises foram também realizadas dividindo os participantes em intervalos de idade.

Resultados: Observou-se queda dos níveis séricos de testosterona total na população estudada em um intervalo de oito anos. Foram obtidos 2874 exames, em que se observou uma média de 479,0 ng/dL em 2010 e 393,5 ng/dL em 2018, uma queda de 85,5 ng/dL. A análise de testosterona total mostrou a mesma tendência de queda quando analisados os valores medianos em três grupos de idade – abaixo de 40 anos, entre 41 e 60 anos, acima de 60 anos. Em contraste, observou-se que os níveis de estradiol não apresentaram alteração significativa nos 803 exames obtidos no intervalo estudado (32,2 pg/mL em 2010 e 26,9 em 2018). Notou-se tendência discreta, porém significativa de queda (p<0.001) de 5 pg/ml em 8 anos.

Conclusão: Observamos uma clara queda dos níveis séricos de testosterona independente da faixa etária em 8 anos, sendo esta uma possível expllicação para a menor fertilidade masculina e má qualidade do espermograma nos últimos dez anos. É importante correlacionar os dados obtidos com medidas de índice de massa corporal e de outros hormônios.

Palavras Chave ( separado por ; )

Infertilidade, hormônios, testosterona, estrógeno

Área

Transplante Renal / Miscelânea

Instituições

Unicamp - Sao Paulo - Brasil

Autores

Eduardo Riccetto, Walker W Laranja, João C C Alonso, Ronald F Rejowski, Fabiano A Simões, Fabio Guimarães, Leonardo O Reis