Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

"IMUNONUTRICAO: IMPACTO DA SUPLEMENTAÇAO NUTRICIONAL COM TRIPTOFANO E TIMINA NA CARCINOGENESE E TRATAMENTO DO CANCER DE BEXIGA COM BCG"

Resumo

INTRODUÇAO
A imunoterapia intravesical com BCG tem papel central no tratamento do cancer de bexiga não-músculo invasivo com ativação de receptores "toll-like" (TLR) e limitação da proliferação celular e angiogênese. A suplementação nutricional pode desempenhar papel imunomodulador com potencial na otimização de imunoterapias.

OBJETIVOS
Avaliar em modelo animal o impacto da imunonutrição com triptofano e timina na carcinogênese e no tratamento do câncer de bexiga não-músculo invasivo com BCG intravesical.

MÉTODOS
Ratas Fisher 344 foram anestesiadas e receberam 1,5 mg/kg de N-metil-N-nitrosouréia (MNU) intravesical a cada 15 dias, totalizando 4 doses para indução de câncer de bexiga e divididas em grupos: - controle (n= 9, tratadas com salina intravesical), - suplementação (n=7, tratadas com triptofano e timina 1g/kg via gavagem e salina intravesical), - BCG (n=9, tratadas com 106 UFC – 1 mg de BCG intravesical), e - suplementação + BCG (n=8, tratadas com suplementação e BCG) todos por 6 semanas consecutivas. Ao final do protocolo os animais foram eutanasiados e as bexigas urinárias coletadas e analisadas para histopatologia, proliferação celular (Ki-67) e imunoblotting (TLR2, TLR4, TLR5, VEGF e HIF).

RESULTADOS
O grupo submetido a suplementação nutricional apresentou menor incidência de tumores vesicais comparado ao grupo controle, assim como diminuição da proliferação celular (Ki-67), VEGF e HIF e aumento de TLR2/4/5 no urotélio. O grupo suplementação + BCG apresentou menos tumores, menor proliferação celular (Ki-67), VEGF e HIF e maior ativação de TLR2/4/5 no urotélio comparado ao grupo BCG.

CONCLUSAO
Imunonutrição com triptofano e timina demonstrou potencial de limitar a carcinogênese urotelial e potencializar os efeitos de BCG intravesical no tratamento do cancer de bexiga.

Palavras Chave ( separado por ; )

imunonutrição; câncer de bexiga; carcinogênese; tratamento; BCG; triptofano; timina

Área

Uro-oncologia

Instituições

PUC-Campinas - Sao Paulo - Brasil, Unicamp - Sao Paulo - Brasil

Autores

Marina V Ossick, Isis G A Kiehl, Ana Clara C Salustiano, Nathália B J de Almeida, Karen L Ferrari, Heloisa B Assalin, Maria C B Linarelli, Athanase Billis, Leonardo O Reis