Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DO DIAGNOSTICO, ACHADOS CLINICOS E CIRURGICOS DE PACIENTES COM FEOCROMOCITOMA. EXPERIENCIA EM HOSPITAL UNIVERSTARIO E REVISAO DA LITERATURA

Resumo

INTRODUÇÃO: Tumores produtores de catecolaminas derivados de células cromafins são denominados feocromocitomas (quando localizam-se na medula da adrenal) ou paragangliomas (extra adrenais). Possuem apresentação clínica variável, sendo a hipertensão arterial o achado mais frequente e os paroxismos (cefaleia, palpitações e sudorese) os achados mais característicos. Diagnóstico é clínico, laboratorial (medida de catecolaminas e/ou seus metabólitos em sangue ou urina) e por métodos de imagem. Seu tratamento é essencialmente cirúrgico, a adrenalectomia, que pode ser realizada por via aberta ou videolaparoscópica.

MATERIAIS E MÉTODOS: Foram revisados os prontuários de todos os pacientes submetidos a adrenalectomia, pela Disciplina de Urologia do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas, no período de 1999 a 2016, por via aberta ou videolaparoscópica. Foram então selecionados aqueles com diagnóstico confirmado de feocromocitoma no estudo anatomopatológico e imunoistoquímico das peças operatórias.

RESULTADOS: Um total de 11 pacientes tiveram diagnóstico pós-operatório de feocromocitoma. Observamos frequência de sintomas em nossa casuística semelhante àquela observada na literatura, com destaque para hipertensão arterial (81,8%), seguido de paroxismos (45,5%). Os métodos de imagem como tomografia computadorizada e/ou ressonância nuclear magnética e cintilografia com MIBG coincidiram com o achado de feocromocitoma em todos os pacientes.

CONCLUSÃO: Toda massa adrenal deve ser investigada pela suspeita de feocromocitoma, sendo que, para isso, podemos usar preferencialmente os métodos de imagem, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, e funcionais, como o MIBG, que tiveram acurácia superior às dosagens laboratoriais.

Palavras Chave ( separado por ; )

feocromocitoma; paraganglioma; adrenalectomia; MIBG; adrenal

Área

Uro-oncologia

Instituições

Unicamp - Sao Paulo - Brasil

Autores

Fabio Coltro Neto, Thairo Alves Pereira, Leopoldo Osvaldo Dias Ferreira, Gustavo Santana de Lima, Arnold Peter Paul Achermann, Marina Correa Viana, Ivan Borin Selegatto, Matheus Botelho Santos, Marcelo Lopes de Lima