Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

PLANEJAMENTO DE NEFROLITOTOMIA PERCUTANEA ATRAVES DE RECONSTRUÇAO 3D INTERATIVA EM APLICATIVO DE SMARTPHONE

Resumo

A nefrolitotomia percutânea é a principal indicação cirúrgica para cálculos renais complexos e maiores de 2cm. O acesso a via excretora através de punção percutânea é o ponto chave para o sucesso do procedimento. Uma das principais preocupações do cirurgião é evitar sangramentos. Atualmente, a realização de Tomografia Computadorizada (TC) é mandatória para avaliação do cálculo, sua localização precisa e avaliar se há presença de órgãos adjacentes no trajeto da punção renal. Porém, a TC não fornece informações detalhadas da vascularização renal.
Novas tecnologias vêm sendo desenvolvidas para contribuir na avaliação pré-operatória. A reconstrução tomográfica tridimensional (3D) seja através de softwares ou através da impressão de modelos 3D, vem sendo desenvolvidos para auxiliar o urologista em casos cirúrgicos desafiadores.
Apresentamos a série de 3 casos cujo planejamento de punção percutânea foi realizado através da plataforma docdo (www.docdo.com.br), uma tecnologia de reconstrução de imagens 3D com acesso às imagens em aplicativo de smartphones e tablets, completamente interativo e de fácil acesso. Desenvolvido em 2016, a plataforma docdo foi criada para ser uma ferramenta auxiliar em cirurgias oncológicas. Baseada em uma TC com contraste endovenoso, as imagens renais são reconstruídas tridimensionalmente, demonstrando o parênquima, vascularização e via excretora do rim, com riqueza de detalhe. As imagens da TC devem ser carregadas no próprio site do fornecedor.
Realizamos três casos complexos de pacientes com litíase renal que foram submetidos à nefrolitotomia percutânea pelo mesmo cirurgião. Todo o planejamento pré-operatório foi realizado através da reconstrução 3D das imagens tomográficas pela plataforma docdo. As imagens foram acessadas por aplicativo de smartphone e utilizadas durante o intraoperatório pela equipe. Os casos foram operados em decúbito dorsal, com tempo cirúrgico médio de 45 minutos, ausência de complicações graves (Clavien I), avaliação tomográfica pós-operatória evidenciou stone free nos três casos.
Ao nosso entender, a reconstrução 3D das imagens tomográficas e seu uso interativo em aplicativo de smartphones e tablets, contribui para o melhor planejamento pré-operatório em nefrolitotomias percutâneas. A tecnologia é inédita e de grande utilidade em casos complexos. Estudos prospectivos randomizados deverão ser realizados para melhor demonstrar seus benefícios e aplicabilidade clínica

Palavras Chave ( separado por ; )

docdo; reconstrução 3D; tecnologia; nefrolitíase; nefrolitotomia percutânea; NLP; litíase urinária

Área

Litíase / Endourologia

Instituições

Faculdade de Medicina ABC - Sao Paulo - Brasil

Autores

Luiz Alexandre Villares Costa, Vinícius Dall'Aqua, Antonio Correa Lopes Neto, Mario Henrique Elias Mattos, Alexandre Augusto Monteiro Sato, Beatriz Martinelli Casulli, Luis Renato Rodrigues Arnoni, Marcos Tobias Machado, Aurus Dourados Meneses, Sidney Glina