Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

MINI-PERCUTANEA PARA TRATAMENTO DE CALCULO CORALIFORME INCOMPLETO EM CRIANÇA DE 2 ANOS - TECNICA PASSO A PASSO

Resumo

Introdução: O tratamento da litíase na população pediátrica é desafiador. Com o avanço tecnológico, modalidades minimamente invasivas são rotineiramente utilizadas, com eficiência máxima. A mini-percutânea é uma alternativa às técnicas padrões, com alta taxa de pacientes livres de cálculos, além de menor morbidade e complicações.
Objetivos: Descrever, em formato de vídeo, o passo a passo da técnica de Mini-Percutânea, para tratamento de cálculo coraliforme incompleto à direita em criança de 2 anos e 8 meses.
Métodos: Paciente, sexo masculino, 2 anos e 8 meses, com história de infecções urinárias de repetição há 6 meses; Evidenciado cálculo coraliforme incompleto à direita durante investigação com USG e TC; Submetido a minipercutânea com dilatação até 13,5 Fr, sem intercorrências; Ao final do procedimento, deixado cateter Duplo J, sem nefrostomia.
Resultados: Procedimento cirúrgico realizado na posição de Barts Flank Free, com duração total de 90 minutos; Paciente evoluiu no primeiro pós-operatório com dor e náuseas, tendo melhora após sintomáticos, e queda da hemoglobina de 10,8 para 9; Evoluiu estável hemodinamicamente durante internação, recebendo alta no sétimo dia de pós-operatório após complemento da antibioticoterapia sob orientação da equipe da Infectologia. Após 2 meses, ausência de cálculos residuais em Rx e USG de controle, urocultura negativa e sem cateter DJ.
Conclusões: A Mini-Percutânea pode ser realizada de forma segura e eficaz para o manejo da litíase na população pediátrica, com alta taxa livre de cálculos e baixas complicações; Nossa instituição tem a disponibilidade desses instrumentos miniaturizados, tornando-se, cada vez mais frequente, a realização desta técnica.

Palavras Chave ( separado por ; )

Mini-percutânea; cálculo coraliforme; criança

Área

Litíase / Endourologia

Instituições

Hospital Santa Marcelina - Sao Paulo - Brasil

Autores

Jorge Chagouri Ocké Jr, Thyago Vieira Soares da Nóbrega, Lucas Bonachi Vergamini, Iure Carvalho de Souza, André Lazzarin Marani, Fabrício Golono Kaminagakura, Thais Santos Silva, Carolina da Silva Corossari, Davi Voller Seishum Abe, Auro Antônio Simões de Souza