Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

CISTOLITIASE SECUNDARIA A HEM-O-LOK: MIGRAÇAO DE CLIP EM POS OPERATORIO DE PROSTATECTOMIA RADICAL VIDEOLAPAROSCOPICA. VIDEO DE RESOLUÇAO DA COMPLICAÇAO.

Resumo

INTRODUÇÃO: O uso de Hem-o-lok em cirurgias videolaparoscopicas e robóticas em urologia está bem estabelecido. As complicações relacionadas ao seu uso são incomuns, mas vários casos já foram descritos.
OBJETIVO: Demonstrar a resolução de uma complicação relacionada ao uso do Hem-o-lok.
MÉTODOS: Apresentamos o caso de um paciente de 47 anos em pós operatório de 08/11/2016 de prostatectomia radical videolaparoscopica, sem intercorrências perioperatorias ou no pos operatório imediato, por adenocarcinoma Gleason 7(3+4), pT2N0. No retorno ambulatorial, 15 dias após cirurgia, foi realizada tentativa de retirada de sonda vesical de demora sem sucesso mesmo após desinsuflado cuff, paciente, então, encaminhado para retorno ambulatorial e nova tentativa de retirada após outros 15 dias. No dia 08/12/2016 em novo retorno ambulatorial persistiu a dificuldade para retirada de sonda vesical e paciente foi encaminhado a internação e para retirada de sonda sob anestesia em centro cirúrgico. Logo após a realização de raquianestesia e posicionamento quando o cuff do balão foi desinsuflado a sonda saiu espontaneamente e paciente teve alta hospitalar no dia seguinte com diurese espontânea e com incontinência urinaria. Evoluiu com múltiplas procuras ao pronto socorro com queixa de disúria e poliaciuria. Em radiografia de pelve evidenciou-se cistolitíase e cistoscopia ambulatorial subsequente demonstrou presença de cálculo de +/-2cm preso à anastomose vesico-ureteral. Cistolitotripsia evidenciou clip de Hem-o-lok no núcleo do cálculo após pulverização do mesmo, clip retirado com pinça fórceps após ter sido fraturado por tração.

CONCLUSÃO: O vídeo demonstra a resolução da complicação. O Hem-o-lok segue sendo utilizado em nosso serviço, mas com a atenção ainda maior à possibilidade de complicações relacionadas a migração do clip para o sistema urinário.

Palavras Chave ( separado por ; )

Prostatectomia; hem-o-lok; clipes; uretroscopia

Área

Ciência Básica

Instituições

Santa Casa de São Paulo - Sao Paulo - Brasil

Autores

Jorge Ricardo Góis e Cunha, Luiz Leitão, Fernanda Monteiro Orellana, Pedro Ivo Calderon Ravizzini, Sergio Paolillo, Rafael Ribeiro Zanotti, Pablo Leonardo Traete, Marcio Rosa Pagan