Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

CORREÇÃO CIRÚRGICA DE HIPERMOBILIDADE DA GLANDE APOS IMPLANTE DE PRÓTESE PENIANA

Resumo

INTRODUÇÃO: A hipermobilidade da glande (HG) é uma complicação incomum no pós-operatório de pacientes submetidos ao implante de prótese peniana (IPP). Acontece devido ao tamanho subestimado da prótese peniana ou ao enfraquecimento do ligamento distal do pênis pós IPP. A queda da glande pode resultar em intercurso sexual doloroso, dificuldade para realizar penetração e prejuízo social devido ao aspecto estético.
OBJETIVO: Descrever a técnica cirúrgica da correção de HG e realizar revisão sistemática de literatura sobre o tema.
MÉTODOS: Foram analisados, retrospectivamente, os prontuários de todos os pacientes submetidos à IPP no Hospital das Clínicas da UFMG entre fevereiro 2015 a março de 2019. Identificou-se dois pacientes com HG operados com a técnica de Ball. Em março de 2019, realizou-se revisão sistemática de literatura na base de dados MEDLINE e SCIELO, utilizando o método PRISMA. A estratégia de busca foi a combinação dos termos MESH “Erectile Dysfunction”, “Penile Prosthesis” e “Penile Implantation” com os textos livres “glanulopexy”, “floppy glans”, “supersonic transport deformity” e combinação dos termos “prótese de pênis” e “disfunção erétil” do Decs-BIREME com os textos livres “bico de concorde”, “hipermobilidade da glande” e “glandulopexia”. Além disso, foi realizada uma busca ativa nas listas de referência de todos artigos encontrados.
RESULTADOS: Os pacientes evoluíram com correção anatômica da HG e relações sexuais satisfatórias. Até o momento, não apresentaram recidiva, infecção da prótese peniana ou alteração da sensibilidade na glande. Na revisão sistemática da literatura foram encontrados sete artigos, todos observacionais.
CONCLUSÃO: A técnica cirúrgica de Ball proporciona bons resultados estéticos, elevado índice de satisfação e baixa taxa de recidiva após a correção de HG.

Palavras Chave ( separado por ; )

erectile dysfunction; penile prosthesis; penile implantation, glanulopexy; floppy glans; supersonic transport deformity

Área

Disfunção Sexual

Instituições

Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Autores

Leonardo Martins Caldeira de Deus, Marcelo Esteves Chaves Campos, Reginaldo Martello, Walter Carlos Santos de Oliveira, Marcel Moura Cabral, Augusto Barbosa Reis, Carlos Eduardo Corradi Fonseca