Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

TROMBECTOMIA DE VEIA CAVA INFERIOR EM TROMBO TUMORAL NIVEL III - TECNICA PASSO A PASSO

Resumo

Introdução: Característica comum entre os tumores de células renais é a sua predileção por invasão intraluminal venosa, que ocorre em cerca de 4 a 10% dos casos, em forma de trombos tumorais, iniciando pela veia renal, podendo alcançar até o átrio cardíaco. O melhor tratamento para esses casos é a nefrectomia radical associada à trombectomia, sendo considerado procedimento desafiador, com taxas de morbimortalidade de até 38%.
Objetivos: Descrever, em formato de vídeo, o passo a passo da técnica de trombectomia de veia cava inferior, devido trombo tumoral a nível de veia cava inferior (VCI) retro-hepática. Procedimento realizado por residente de Urologia, em serviço de referência oncológica, sob orientação.
Métodos: Paciente sexo feminino, 66 anos, diagnosticada com massa expansiva sólida em rim direito, medindo 19 cm, no maior eixo, com presença de trombo tumoral em VCI, nível III (retro-hepático). Paciente com taxa de filtração glomerular estimada de 42 mL/min, anemia e hipercalcemia. Realizada a nefrectomia radical direita com trombectomia de VCI. Para isso, foi isolada a VCI, sendo interrompido o fluxo sanguíneo da VCI infra-renal, veia renal esquerda, VCI supra-hepática e veia porta (manobra de Pringle) através de clampeamento dos vasos com pinça Satinski. Realizada incisão longitudinal na VCI, a nível do trombo, com a retirada do mesmo. A seguir, o defeito foi suturado, com sutura contínua de ponto inabsorvível monofilamentar.
Resultados: Procedimento cirúrgico com duração total de 240 minutos, tempo de clampeamento da VCI de 17 minutos, com perda sanguínea estimada em 1000 mL. Paciente necessitou de hemotransfusão no intra-operatório. Recebeu alta no 7º dia de pós operatório. Livre de recidiva neoplásica, após 1 ano da cirurgia.
Conclusões: A trombectomia de VCI é o único tratamento com potencial curativo para os pacientes portadores de neoplasia renal com acometimento venoso tumoral. Desde que sob orientação adequada, é uma intervenção plausível de ser realizada por urologistas em formação, com resultados seguros, conforme descrito.

Palavras Chave ( separado por ; )

Trombectomia; Veia Cava Inferior; Tumores de células renais

Área

Uro-oncologia

Instituições

Hospital Santa Marcelina - Sao Paulo - Brasil

Autores

Jorge Chagouri Ocké Jr, Thyago Vieira Soares da Nóbrega, Lucas Bonachi Vergamini, Iure Carvalho de Souza, Luiz Felipe Brollo, Klebson Rodrigues Barbosa, Dayana de Brito Morais, Luiz Jorge Budib, Heleno Diegues Paes, Azuil de Castro Laranjo Jr