Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ASPECTOS CLÍNICOS, DIAGNOSTICO E MANEJO CIRÚRGICO DO ADENOMA NEFROGÊNICO

Resumo

INTRODUÇÃO: Adenoma nefrogênico (AN) é uma lesão metaplásica rara, benigna, que acomete qualquer porção do trato urinário em pacientes de todas as idades e com predileção pelo sexo masculino. Os principais fatores de risco incluem trauma, inflamação crônica, imunossupressão ou histórico de ampliação vesical. Na bexiga, seu diagnóstico geralmente é incidental por meio de cistoscopia e o exame imunohistoquímico é necessário para descartar malignidade. Diferentes abordagens terapêuticas têm sido propostas e não há consenso em relação ao melhor seguimento clínico.
OBJETIVO: Relatar dois casos de AN vesical e realizar revisão sistemática de literatura sobre o tema.
MÉTODOS: Foram analisados, retrospectivamente, os prontuários de todos os pacientes com AN atendidos no serviço de urologia do Hospital das Clínicas da UFMG entre fevereiro 2015 a março de 2019. Identificou-se dois pacientes com AN vesical, uma criança e um adulto, ambos tratados inicialmente com ressecção endoscópica e acompanhados com cistoscopia trimestral. Em março de 2019, realizou-se revisão sistemática de literatura na base de dados MEDLINE e SCIELO, utilizando o método PRISMA. A estratégia de busca foi a combinação dos termos MESH “adenoma” e “urinary bladder neoplasms” com os textos livres “nephrogenic”, “sodium hyaluronate” e “pediatric”; e combinação do termo “adenoma” do Decs-BIREME com os textos livres “adenoma nefrogênico”. Além disso, foi realizada uma busca ativa nas listas de referência de todos artigos encontrados.
RESULTADOS: O paciente adulto apresentou boa evolução após o tratamento, sem recidivas nas cistoscopias de controle. A criança evoluiu, após o tratamento inicial, com hematúria macroscópica secundária à lesões vesicais difusas recidivadas. Realizou-se cauterização direta das lesões e dos focos hemorrágicos, além de tratamento tópico com hialuronato de sódio. Foram encontrados apenas relatos de casos na revisão sistemática de literatura.
CONCLUSÃO: A ressecção endoscópica e o uso de hialuronato de sódio podem ser alternativas no tratamento do AN vesical. O seguimento com cistoscopias trimestrais mostrou-se eficaz.

Palavras Chave ( separado por ; )

adenoma; urinary bladder neoplasms; nephrogenic adenoma; sodium hyaluronate; pediatric

Área

Uro-oncologia

Instituições

Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Autores

Leonardo Martins Caldeira de Deus, Marcelo Esteves Chaves Campos, Otávio Augusto Fonseca Reis, Ricardo Lopes Sousa, Augusto Barbosa Reis, Anderson de Oliveira Galvão, Carlos Eduardo Corradi Fonseca, Rodolfo Ribeiro Gonzaga