Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

REVISAO SISTEMATICA QUALITATIVA DA LITERATURA SOBRE ESFINCTER URETRAL ARTIFICIAL

Resumo

Introdução: A incontinência urinária de esforço é uma complicação frequente após procedimentos cirúrgicos urológicos, sobretudo, após a realização de prostatectomia radical.
De modo geral, o principal tratamento para incontinência urinária moderada a grave pós prostatectomia consiste no implante de esfíncter uretral artificial.

Objetivos: Realizar revisão sistemática qualitativa sobre esfíncter uretral artificial a fim de conhecer indicações, resultados e complicações do procedimento.

Métodos: Este estudo consiste em uma revisão sistemática da literatura de caráter qualitativo. As informações sobre os estudos foram extraídas do portal PubMed.
Foram usados como descritores: artificial urinary sphincter e artificial urethral sphincter, o que resultou em 657 trabalhos, e após aplicação do Teste de Relevância, foram aceitos 66 estudos.

Resultados: As principais etiologias da incontinência urinária que justificou o implante do esfíncter uretral artificial foi em ordem decrescente: prostatectomia radical (64.6% a 82.31%); prostatectomia radical associado a radioterapia; ressecção transuretral de próstata e outros.
As principais complicações mencionadas inerentes a este procedimento são: explantação, erosão uretral, infecção, cicatrização inadequada, dor, retenção urinária, deslocamento do dispositivo e falha mecânica.
História pregressa de infarto agudo do miocárdio, IMC elevado, estenose uretral previa e prótese peniana foram considerados fatores de risco para erosão e infecção.

Conclusões: O conhecimento da população de maior risco para complicações e falhas após cirurgia de implante de esfíncter artificial é importante para que outras formas de abordagem terapêuticas – como tratamento clínico fisioterápico e sling masculino – possam ser indicadas de forma individualizada para cada paciente.

Palavras Chave ( separado por ; )

esfíncter uretral artificial; incontinência urinaria

Área

Trauma / Uretra / Urologia Reconstrutora

Instituições

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Sao Paulo - Brasil

Autores

Guilherme Miranda Andrade, Carlos Arturo Levi D'Ancona, Wilmar Azal Neto, Daniel de Almeida Braga, Thairo Alvez Pereira, Rodrigo Gonzalez Bocos, Marina Correa Viana, Gustavo Santana de Lima