Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

NEFRECTOMIA PARCIAL LAPAROSCOPICA ZERO-ISQUEMIA: UTILIZAÇAO DA RADIOFREQUENCIA PARA TUMORES COMPLEXOS

Resumo

Introdução: O tempo de isquemia quente é parâmetro importante na realização da nefrectomia parcial laparoscópica. Interesses na eliminação da isquemia renal impulsionaram o desenvolvimento de diversas estratégias incluindo a ressecção renal baseada em energia.

Objetivos: Apresentamos a utilização da radiofrequência na nefrectomia parcial laparoscópica para tumor complexo.

Materiais: Paciente de 64 anos, feminino, obesa com diagnóstico incidental de tumor renal à esquerda de 2,5cm com R.E.N.A.L score de 10p. A paciente foi colocada em posição de flanco modificada. Quatro portais transperitoneais foram utilizados. Controle hilar foi obtido, os vasos foram preparados para possível oclusão isquêmica. O rim foi dissecado e o tumor foi circunscrito com uma margem de 1.0cm. O dispositivo de radiofrequência (Habib 4x) foi utilizado para criar uma zona de hemostasia. A profundidade e duração da coagulação foram controladas pelo cirurgião. O tumor foi enucleado com tesoura fria. Uma sutura dupla foi usada para hemostasia do parênquima. O espécime foi extraído intacto em saco plástico.

Resultados: O tempo operatório foi de 105 minutos, a perda sanguínea estimada foi de 200mL. Não houve complicações imediatas ou tardias. O paciente recebeu alta no primeiro dia de pós-operatório. O exame patológico da amostra confirmou carcinoma de células renais de 3cm, com margens negativas.

Conclusões: A utilização da radiofrequência na nefrectomia parcial laparoscópica é segura e factível. Esse dispositivo permite a ressecção sem isquemia dos tumores renais, mesmo em locais desfavoráveis. A sutura do parênquima renal em campo cirúrgico limpo e sem preocupar-se sobre o tempo de isquemia facilita a reprodução desta técnica. Estudos prospectivos serão necessários para avaliar resultados a longo prazo.

Palavras Chave ( separado por ; )

Nefrectomia parcial; Radiofrequência; Zero-isquemia;

Área

Uro-oncologia

Instituições

Centro Universitário de João Pessoa - Paraiba - Brasil

Autores

Matheus da Costa Souto, Lucas Fernando Bezerra Sousa, Arthur Henrique da Silva Dutra, Igor de Oliveira Melo, Victor de Lima Lacerda, Gabriella Bento Morais, Paulo Henrique de Holanda Ribas, Mateus Gonçalves Vieira, Alcides de Assis Lira Neto, Rafael Batista Rebouças