Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

COMPARAÇAO DO ICIQ-UI SF PRE E POS-OPERATORIO E SATISFAÇAO DAS PACIENTES NA CIRURGIA DE SLING DE URETRA MEDIA

Resumo

Introdução: No manejo da Incontinência Urinária de Esforço (IUE) deve-se avaliar o impacto que essa condição apresenta na qualidade de vida (QV). O questionário ICIQ-UI SF (International Consultation on Incontinence Modular Questionnarie for Urinary Incontinence Short Form) é ferramenta importante para a avaliação e comparação de resultados de tratamentos.
Objetivos: Avaliar a melhora nos resultados do ICIQ-UI SF após a realização de tratamento cirúrgico de IUE, comparando com a satisfação das pacientes.
Método: Estudo prospectivo com mulheres portadoras de IUE submetidas a cirurgia de sling suburetral retropúbico entre 2005 e 2017. As pacientes preencheram o questionário do ICIQ-UI SF antes da cirurgia e posteriormente recebiam um contato telefônico para responder ao mesmo questionário após o procedimento cirúrgico. Eram ao mesmo tempo avaliadas sobre a cura subjetiva e satisfação com o procedimento.
Resultados: Foram avaliadas 185 pacientes no período, com idade média de 59,7 ± 11,4 anos na realização da cirurgia. O tempo médio de seguimento foi de 79,96 ± 38,81 meses. A mediana do ICIQ-UI SF pré-operatória foi de 9 (9 – 11) e do pós-operatório 3 (0 – 11,5) (p<0,0001). A mediana da diferença entre o ICIQ-UI SF pré-operatório e pós-operatório foi 6 (-1 – 9). A taxa de cura subjetiva foi de 70,4%. A taxa de satisfação com o resultado da cirurgia foi de 81,6%. Pacientes que ficaram insatisfeitas com o resultado da cirurgia apresentaram uma elevação mediana do ICIQ-UI SF de 4,5 (-8 – 3) pontos enquanto as satisfeitas tiveram uma mediana de queda de 8 (1 – 9) pontos (p<0,0001). Pacientes com ICIQ-UI SF pré-operatória maior ou igual a 12 tiveram 2,62 (1,46-4,70) (p=0,012) maior risco de ficarem insatisfeitas com o resultado da cirurgia. Quando se dividiu as pacientes em cinco grupos de tempo de seguimento (até 3 anos, 3 a 5 anos, 5 a 7 anos, 7 a 10 anos e maior que 10 anos) não houve diferença entre os grupos em relação da diferença entre o ICIQ-UI SF pré-operatório e o pós-operatório (p=0,8788).
Conclusões: Pacientes com ICIQ-UI SF maior tem maior risco de ficarem insatisfeitas com o resultado da cirurgia. Houve melhora da QV após tratamento cirúrgico, expressa pela melhora dos valores do ICIQ-UI SF pós-operatório, nas pacientes satisfeitas com a cirurgia, corroborando essa ferramenta como importante indumentário propedêutico na avaliação do tratamento da IUE.

Palavras Chave ( separado por ; )

INCONTINÊNCIA URINÁRIA DE ESFORÇO; SLING; QUESTIONÁRIOS; QUALIDADE DE VIDA

Área

Uroneurologia / Disfunção Miccionais / Urodinâmica

Instituições

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - CAMPUS LONDRINA - Parana - Brasil, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - Parana - Brasil

Autores

FERNANDO TERZIOTTI, EMERSON PEREIRA GREGÓRIO, SILVIO HENRIQUE MAIA DE ALMEIDA, ANDRÉ FERNANDO TANNOURI GARBIN, PAULO RICARDO PASTRE MARCON, FELIPE VESSONI BARBOSA KASUYA