Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

CRIOTERAPIA FOCAL NO TRATAMENTO DO CANCER DE PROSTATA LOCALIZADO: SERIE DE 12 CASOS TRATADOS NO HUPE/UERJ

Resumo


OBJETIVOS: Descrever os benefícios, morbidade, segurança e controle oncológico no curto e médio prazo obtidos no follow up de 4 anos de pacientes tratados com crioterapia focal para câncer de próstata localizado no Hospital Universitário Pedro Ernesto, UERJ,

METODOS: Série de 12 pacientes portadores de câncer de próstata clinicamente significativo, localizado, unilateral e de baixo ou intermediário risco, com lateralidade confirmada por ressonância de próstata e biópsia aleatória 12 fragmentos, função erétil preservada e LUTS leve ou moderado, submetidos a crioablação em 2 ciclos de 3/4 da glândula prostática preservando-se a região do feixe vásculo nervoso contralateral ao tumor.

RESULTADOS: A coorte apresentava média de idade de 57,2 anos, PSA inicial de 7,12ng/mL, peso prostático médio de 48g, densidade do PSA 0,16, estadiamento inicial T1C ou T2a, função erétil preservada (IIFE-5 > 20) e LUTS leve ou moderado (IPSS<10) com urofluxometria > 8ml/s. O follow up de 4 anos mostrou redução máxima do PSA ao menor nível obtido (nadir) médio de 73%; 3 pacientes apresentaram falência terapêutica pelos critérios adotados (2 elevações consecutivas do PSA ou nadir+2ng/mL) e foram encaminhados a radioterapia conformacional (1 no primeiro ano, 2 no segundo ano e 1 no terceiro ano de follow up). Observou-se elevação do IPSS nos primeiros 6 meses, com estabilização em níveis mais elevados que a linha de base após o primeiro ano. Não houve complicações perioperatorias. Observou-se redução da função erétil na maioria dos pacientes com IIFE-5 médio 13 aferido no 2o ano pós tratamento.

CONCLUSÕES: A crioablação focal de próstata demonstra-se com nível de segurança satisfatório no tratamento do câncer de próstata localizado, de baixo risco e unilateral. A pequena amostra representa a experiencia inicial do hospital universitário com terapia focal no câncer de próstata localizado, não podendo permitir conclusões seguras no que diz respeito a controle oncológico e manutenção da função erétil.

Palavras Chave ( separado por ; )

cancer de prostata; terapia focal; crioterapia; crioablacao

Área

Uro-oncologia

Instituições

Universidade Estadual do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Edson da Silva Salvador Junior, Rui Teófilo Figueiredo, Celso Mario Costa Lara, Ronaldo Damião