Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

INVESTIGAÇOES GENETICAS ENO HUPE/UERJ: ACHADOS E PERSPECTIVAS

Resumo

Introdução: O câncer de próstata (CaP) possui, dentre outras causas, uma forte ligação com o componente genético dos indivíduos. Quer seja essa ligação oriunda ainda na formação do feto (mutações germinativas) ou do desenvolvimento do indivíduo (mutações somáticas), a genética age de forma implacável em células tumorais. Inúmeros estudos surgiram nas últimas décadas visando identificar alterações genéticas que possam estar associadas ao CaP. O Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE/UERJ) acompanhou a tendência e atualmente desenvolve três projetos de pesquisa envolvendo investigação genética em seus pacientes. Entender melhor as características genéticas da doença permite o avanço na abordagem do CaP e a personalização dos cuidados a indivíduos com componentes genéticos diferentes.
Objetivos: Descrever os três projetos de pesquisa desenvolvidos em parceria com os pacientes de CaP atendidos pelo Setor de Urologia (HUPE/UERJ) e vislumbrar perspectivas.
Métodos: Foram incluídos no relato três projetos de pesquisa desenvolvidos por alunos de doutorado, mestrado e graduação que englobam a caracterização genética por três técnicas diferentes: via enzima de restrição, via PCR em tempo real e via sequenciamento de nova geração.
Resultados: Constatou-se que as amostras de DNA para serem usadas na investigação fossem extraídas a partir de tecido sanguíneo ou prostático. Para comparação entre mutações germinativas e somáticas foram coletados tecidos tumorais e não-tumorais do mesmo paciente. Para amostras mais antigas, o tecido prostático foi obtido através de blocos de parafina em colaboração com o Departamento de Anatomia Patológica (HUPE/UERJ). As regiões do DNA investigadas variam de acordo com descritos na literatura desde mutações simples até mais complexas e, no total, 27 genes estão sendo investigados. Os projetos ainda estão em andamento e com isso, a etapa final de interpretação e associação com o CaP é, em grande parte, prevista para o final do ano.
Conclusões: A parceria estabelecida entre o Setor de Urologia (HUPE/UERJ) com laboratórios de pesquisa genética vem resultando em ideias inovadoras e interessantes, haja vista a experiência relatada com o Laboratório de Histocompatibilidade e Criopreservação (UERJ), que além de impulsionar o avanço do conhecimento do CaP, permite que novos cientistas desenvolvam projetos nesse sentido, formando uma ¬¬¬¬-sociedade mais capacitada.
Palavras-chave: Câncer de próstata; genética; pesquisa.

Palavras Chave ( separado por ; )

Câncer de próstata; genética; pesquisa.

Área

Uro-oncologia

Instituições

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

ROMULO V.M. OLIVEIRA, RAPHAELA S MENEZES, MARIA CRISTINA DORNAS, CARLOS FREDERICO F CAMPOS, CARLOS HENRIQUE S NASCIMENTO, GABRIELE A S CARVALHO, DANILO SOUZA LIMA DA COSTA CRUZ, CELSO COSTA LARA, RONALDO DAMIÃO, LUIS CRISTÓVÃO PORTO