Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

RESULTADOS FUNCIONAIS EM PACIENTES SUBMETIDOS A PROSTATECTOMIA RADICAL EM SERVIÇO DE REFERENCIA NO ESTADO DE SAO PAULO

Resumo

Introdução: A prostatectomia radical é uma das modalidades mais importantes no tratamento do câncer de próstata localizado. Esse procedimento não é isento de riscos, podendo trazer consigo complicações que causam grande prejuízo a qualidade de vida do paciente, sobretudo a incontinência urinária e a disfunção sexual.
Objetivo: Avaliar os resultados funcionais de potência e continência após 1 ano de prostatectomia radical por câncer de próstata.
Materiais e Métodos: Análise retrospectiva do prontuários de homens submetidos a prostatectomia radical aberta por câncer de próstata entre janeiro de 2014 a abril de 2018. Foram avaliados dados demográficos, clínicos e estadiamento pré-operatório. Incluiaram-se análise de variáveis do peri e pós-operatório imediato. O estado de continência e potência eram reavaliados após 1 ano da cirurgia.
Resultados: 516 pacientes foram analisados, PSA médio de 10,1, Gleason 6 (49%), 7 (41%), >8 (10%). T1 (23%), T2 (73%), T3 (2%). Foi realizada preservação de feixes em 57% dos pacientes. Somente 14% não realizou nenhum tipo de linfadenectomia. Todos os pacientes receberam alta com sonda vesical de demora retirada 14 dias após a cirurgia. No retorno 72% dos pacientes apresentavam disfunção erétil e 31% incontinência urinária necessitando utilizar de dois forros ou fraldas por dia.
Conclusão: A prostatectomia radical continua sendo um dos pilares do tratamento curativo do câncer de próstata, porém não isenta de morbidades. O profissional deve se atentar para os riscos de disfunção erétil e incontinência urinária que pode agregar prejuízo a qualidade de vida. Mais estudos são necessários para investigar variáveis que predisponham ao surgimento de tais morbidades.

Palavras Chave ( separado por ; )

Câncer de próstata; prostatectomia radical; disfunção sexual; impotência sexual; incontinência urinária; resultados funcionais; morbidade

Área

Uro-oncologia

Instituições

Hospital Santa Marcelina - Sao Paulo - Brasil

Autores

Lucas Bonachi Vergamini, Thyago Vieira Soares da Nóbrega, Iure Carvalho de Souza, Jorge Chagouri Ocké Jr, Manuela Rissoli Ramos, Fabrício Golono Kaminagakura, Thais Santos Silva, Ana Cláudia Almagro Alves de Souza, Marcos Francisco Dall'Oglio, Francisco Kanasiro