Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

TRIAGEM PARA SINTOMAS E DISTURBIOS PSICOLOGICOS NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM ENURESE

Resumo

Introdução: Fatores psicológicos impactam sobre o tratamento de crianças com enurese. Sentimentos de vergonha, culpa, ansiedade, queda na autoestima e tendência ao isolamento interferem no convívio social, repercutindo na sua qualidade de vida. Além disso, crianças e adolescentes que fazem xixi na cama podem sofrer vários tipos de punição quando os pais não tem informação sobre a doença.
Objetivo: Identificar sintomas e distúrbios psicológicos em crianças e adolescentes portadores de enurese primária monossintomática.
Material e Métodos: Foi realizado estudo qualitativo envolvendo 37 crianças e adolescentes portadoras de enurese primária monossintomática, com idade média de 9,33 ± 2,5 anos. A todas crianças foi solicitado que respondessem ao questionário semiestruturado de Butler (1994) e a fazerem um desenho demonstrando o momento do acordar após um episódio de enurese. As produções gráficas coletadas foram avaliadas em seus aspectos formais, gerais e de conteúdo.
Resultados e discussão: As crianças e adolescentes declararam a enurese como um grande problema. Segundo elas, o fazer xixi na cama as impedem de fazer várias coisas, como não poder dormir na casa de amigos, não ter acesso a TV, vídeo-games e computador. Sofrem punição por não ter o controle e molhar a cama, tem sempre que tomar banho e precisam retirar e lavar roupas e lençóis ao acordarem, chegando atrasadas na escola. Tais crianças e adolescentes declararam ainda serem fortemente marcados por sentimentos negativos, como tristeza, vergonha, humilhação e constante preocupação em ser descobertos e ridicularizados. Na análise dos desenhos 54% estavam localizados na metade inferior da folha, realizados a partir de linhas finas (62%) e traçados contínuos (67%), com predomínio de curvas (62%) e falta de detalhes (54%) e simetria (64%), indicando que neste grupo estudado as crianças e adolescentes que fazem xixi na cama foram marcadas por sentimentos negativos, como tristeza, tendendo a insegurança e dependência emocional, introversão, dificuldade de controlar suas emoções, com uma imagem de si mesmo retratada por sentimentos de inadequação.
Conclusões: O relato seguido do desenho infantil, mostrou ser uma ferramenta útil e alternativa na triagem de sintomas e distúrbios psicológicos em crianças durante o tratamento para a enurese.

Palavras Chave ( separado por ; )

Enuresis; Psicologia; Incontinência Urinária; Desenhos; Crianças

Área

Urologia Pediátrica

Instituições

Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (SUPREMA) - Minas Gerais - Brasil, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Minas Gerais - Brasil

Autores

Stefani A M Souza, Vitor Moraes Souza, Ester Amorim Souza, Larissa Fortes Souza Landin, Andre Avarese Figueiredo, Cacilda Andrade de Sá, Jose Murillo B Netto