Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

COMPARAÇAO ENTRE O RESULTADO DA BIOPSIA PROSTATICA COM O ANATOMOPATOLOGICO DE PACIENTES SUBMETIDOS A PROSTATECTOMIA RADICAL NO HOSPITAL SANTA MARCELINA – ITAQUERA.

Resumo

Introdução: A biópsia prostática é insubstituível para o diagnóstico e definição do tratamento do câncer de próstata. Tendo isso em vista, é ideal que cada serviço de referência conheça o seu índice de concordância entre a biopsia prostática e o resultado anatomopatológico de suas prostatectomias radicais.

Objetivo: Avaliar o grau de concordância entre o escore de Gleason das biópsias prostáticas pré operatórias com seus respectivos anatomopatológicos, em pacientes submetidos à prostatectomia radical em nossa instituição.

Pacientes e método: Análise retrospectiva de prontuários, sendo comparada e calculada a porcentagem de concordância entre o escore de Gleason pré operatório com seus respectivos resultados anatomopatológicos de pacientes submetidos a prostatectomia radical, entre o período de janeiro de 2014 a abril de 2018.

Resultados: Em uma população de 501 pacientes, em 45% dos casos (n = 228) o escore de Gleason da biopsia prostática foi compatível com o anatomopatológico. Em 44% dos pacientes, a biopsia prostática subestimou o Gleason (n = 222), e em 10% dos casos, o Gleason pré operatório foi superestimado (n = 51). Quando não houve concordância entre a biópsia e o anatomopatológico, 81% das vezes o anatomopatológico foi subestimado.

Conclusões: O índice de concordância entre o resultado da biópsia prostática com o anatomopatológico, em nosso serviço, foi menor que o descrito na literatura (30%). A chance de concordância é praticamente igual ao do Gleason subestimado. Um dos fatores limitantes da avaliação, é o alto número de biópsias realizadas em outros serviços. Idealmente, devido aos resultados encontrados, a técnica de realização da biopsia prostática deve ser reavaliada, o tempo entre a biópsia e a cirurgia deve ser encurtado, e avaliar a capacitação do patologista para avaliação prostática, afim de promover melhores resultados.

Palavras Chave ( separado por ; )

próstata; saúde masculina; biopsia prostática; escore de Gleason; anatomopatológico; neoplasia prostática; câncer de próstata; vigilancia ativa; prostatectomia radical; urologia; uro-oncologia; congresso brasileiro urologia

Área

Uro-oncologia

Instituições

Hospital Santa Marcelina - Itaquera - Sao Paulo - Brasil

Autores

Luiz Felipe Brollo, Thyago Vieira Soares Nóbrega, Iure Carvalho Souza, Lucas Bonachi Vergamini, Jose Augusto Faria SIlva Jr., Manuela Rissoli Ramos, Thais Santos Silva, Thiago Pinheiro Santos, Fabiano Matsumoto, Luiz Jorge Budib