Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

RECONSTRUÇAO DE CONDUTO URINARIO INCONTINENTE CUTANEO POS CISTECTOMIA RADICAL COM APENDICE CECAL PELO PRINCIPIO DE MITROFANOFF

Resumo

Objetivo: Descrever uma técnica de reconstrução do conduto urinário incontinente utilizando o apêndice cecal em paciente no pós operatório de cistectomia radical, baseando-se na descrição técnica clássica de Mitrofanoff, que corresponde a um conduto urinário continente cateterizável.
Método: Estudo observacional descritivo não-controlado (relato de caso)
Relato de Caso: Paciente do sexo masculino, 72 anos, que na ultrassonografia de abdome evidenciou-se uma lesão de aproximadamente 6 centímetros em parede anterior e lateral direita de bexiga. 3 Ressecções trans-vesicais incompletas e histopatológico evidenciando necrose, invasão de lâmina própria e padrão sarcomatóide. Foi então indicado cistectomia radical e optado por criação de um conduto incontinente utilizando o apêndice cecal, baseando-se na técnica clássica de Mitrofanoff.
Discussão: Optou-se pela reconstrução do conduto urinário por meio de derivação incontinente com apêndice cecal para tentativa de se obter menor taxa de complicações como estenose e pielonefrite, bem como abolir a necessidade de cateter duplo jota e também evitar outras complicações relacionadas às ressecções intestinais, possibilitando uma recuperação mais breve do paciente. Dentre as complicações observadas nessa técnica, a necrose e deiscência da anastomose uretero-apendicular são as mais prevalentes, se tornando causa de importante aumento na morbidade. Cabe discussão para novas possibilidades.
Conclusão: A utilização desta técnica no serviço de Urologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto representa um passo inicial a ser aperfeiçoado com o tempo, possibilitando, assim, uma derivação urinária com desfecho potencialmente mais favorável, com menores taxas de pielonefrite, estenoses e menor tempo de internação hospitalar.

Palavras Chave ( separado por ; )

Conduto urinário incontinente; apêndice cecal; técnica modificada de Mitrofanoff; Cistectomia radical

Área

Uro-oncologia

Instituições

Hospital Universitário Pedro Ernesto - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

CAIO HENRIQUE LUCIO CARRASCO, JOAO de SOUZA CARVALHAL, ALUISIO ALMEIDA PINTO, THALES MENDES MIRANDA, RAPHAELA de ALMEIDA GAZZOLI, JUAN PABLO SUAREZ BARBERAN, BRENO AICHI SANTIAGO GONÇALVES de GOUVEIA, GUILHERME CONCHOL BAHBOUT, FABRICIO BORGES CARRERETTE, RONALDO DAMIAO