Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO DA DOENÇA DE PEYRONIE CONCOMITANTE COM DISFUNÇAO ERETIL ORGANICA COM O IMPLANTE DE PROTESE PENIANA E ENXERTO HETEROLOGO DE TUNICA ALBUGINEA. DESCRIÇAO DO PROCEDIMENTO E EXPERIENCIA EM UM SERVIÇO UNIVERSITARIO DO SUL DO BRASIL

Resumo

A Doença de Peyronie é uma patologia que se caracteriza pelo surgimento de placas penianas na túnica albugínea peniana. É uma patologia de etiologia desconhecida que frequentemente está associada a curvaturas penianas que variam desde curvaturas penianas assintomáticas até curvaturas que impossibilitam a atividade sexual. As placas da Doença de Peyronie frequentemente causam encurtamento da haste peniana e uma porcentagem significativa de indivíduos acometidos pela patologia apresentam disfunção erétil associada.
A simples correção da curvatura peniana com plicaturas / enxertos ou o implante de próteses penianas de forma isolada acabam não sendo efetivas uma vez que a correção da curvatura não corrige a disfunção erétil e o simples implante de próteses penianas pode culminar em um pênis de tamanho não funcional.
Assim a opção do implante de prótese peniana associada ao enxerto peniano em túnica albugínea traz a vantagem da restauração da rigidez peniana mantendo a haste peniana com um tamanho peniano mais adequado à atividade sexual.
Trazemos nossa experiência em um serviço universitário do implante de prótese peniana maleável associado ao enxerto peniano de pericárdio bovino ou submucosa acelular de intestino porcino em túnica albugínea.
Técnica cirúrgica com incisão peniana cincunferencial, desenluvamento peniano, dissecção da fáscia de Buck e do feixe dorsal vasculonervoso. Incisão da placa, dilatação dos corpos cavernosos, implante da prótese peniana e cobertura do defeito da túnica albugínea com enxerto de pericardio bovino (4) ou submucosa acelular (5) de intestino porcino. Fechamento por planos.
Até o momento, temos 9 casos operados com boa evolução pós-operatoria e nenhuma complicação significativa.
Implante de prótese peniana concomitante ao enxerto heterólogo em túnica albugínea se demostrou efetivo e seguro em casos de Doença de Peyronie com curvatura peniana sintomática, disfunção erétil e encurtamento de haste peniana associados.

Palavras Chave ( separado por ; )

Doença de Peyronie; PROTESE PENIANA; ENXERTO HETEROLOGO DE TUNICA ALBUGINEA

Área

Disfunção Sexual

Instituições

Universidade Federal do Paraná - Parana - Brasil

Autores

Gustavo Marquesine Paul, Marcelo Alves Aranha, R M Coelho, Joaquim Lorenzetti Andrade, Raphael F F Cipriani, Lydio Barbier Neto, Luciano R Sfredo