Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

READMISSAO NOS PRIMEIORS 90 DIAS APOS PROSTATECTOMIA RADICAL - UMA COMPARAÇAO PROSPECTIVA ENTRE CIRURGIA VIDEOLAPAROSCOPICA E ABERTA.

Resumo

Objetivo: Todos os tipos de cirurgia estão associados a complicações. Porém atualmente os defensores da cirurgia minimante invasiva (laparoscópica pura ou assistida por robô) alegam que estas modalidades podem diminuir esse risco em comparação com a cirurgia aberta. O objetivo do presente estudo foi avaliar os eventos adversos no pós-operatório, levando a readmissões, usando as evoluções de seguimento oncológico dos serviço de uro-oncologia do hospital do câncer de Muriaé para classificar sistematicamente esses eventos adversos.
Materiais e métodos: Um estudo prospectivo de homens submetidos à cirurgia de prostatectomia radical videolaparoscópica (PTRVLP) ou prostatectomia radical retropúbica (PTRR) no hospital do câncer de Muriaé entre março de 2018 e março de 2019. Dados sobre todos os reinternações dentro de 3 meses após a cirurgia foram coletados do prontuário do paciente. Para cada readmissão, classificação de Clavien-Dindo foi utilizada para avaliar a gravidade.
Resultados: Um total de 416 pacientes foi incluído no estudo. Os resultados mostraram que não houve diferença estatisticamente significativa nas taxas gerais de readmissão (9,1 versus 7,1%) ou readmissão devido a complicações maiores (Clavien-Dindo! 3b, 1,6 vs. 1,9%) entre PTRVLP e PTRR dentro de 90 dias após a cirurgia. Os pacientes submetidos a dissecção linfonodal (LND) tiveram o dobro do risco de readmissão do que os homens não submetidos ao LND, independentemente da técnica PTRVLP ou PTRR. Transfusão de sangue foi significativamente mais freqüente durante e dentro de 30 dias da cirurgia de PTRR (12 vs 3%). Sintomas abdominais foram mais comuns após a PTRVLP.
Conclusões: Existe um risco substancial de readmissão hospitalar após a cirurgia de câncer de próstata, independentemente da técnica; embora complicações maiores sejam raras. Independentemente da técnica cirúrgica, a atenção deve ser focada em tipos específicos de complicações.

Palavras Chave ( separado por ; )

Câncer de próstata; Prostatectomia Radical; Videolaparoscopia; Classificação Clavien-Dindo

Área

Uro-oncologia

Instituições

HOSPITAL DO CÂNCER DE MURIAÉ - Minas Gerais - Brasil

Autores

DANIEL CARVALHO RIBEIRO, ABILIO DE CASTRO ALMEIDA, PEDRO RIBEIRO MOTA, RAFAEL MIRANDA OLIVEIRA, BRUNO OLIVEIRA PACHECO, THAIS REGINA VALENTE SOUZA, CARLOS EDUARDO GAUDARD FLORIDO, EDSON AUGUSTO PRACHIA RIBEIRO