Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

USO DO PET-CT PSMA NA BIOPSIA DE PROSTATA

Resumo

Introdução: O câncer de próstata é o segunda neoplasia mais comum no homem e vem apresentando aumento da incidência, principalmente nos países desenvolvidos.

Objetivo: Avaliar o uso da PET-CT PSMA na biópsia de próstata.

Métodos: Trata-se de um estudo retrospectivo com 14 pacientes com PET-CT de PSMA submetidos à biopsia de próstata no Hospital Alemão Oswaldo Cruz no período de março de 2017 a fevereiro de 2019.

Discussão e Resultados Observamos que 7 dos 14 pacientes foram diagnosticados com câncer de próstata através do exame anatomopatológico ou da imunohistoquímica sendo que 2 deles apresentaram achados benignos nas áreas suspeitas coradas pelo PET-CT de PSMA e, nos 7 pacientes haviam áreas não evidenciadas no exame de imagem e acometidas pela neoplasia.

Conclusão: Estudos adicionais utilizando o PET-CT PSMA na biópsia de próstata devem ser realizados devido ao fato da expressão do PSMA nas membranas do CaP ser 100-1000 vezes maior do que na doença benigna, podendo trazer resultados promissores como exame de estadiamento pré-cirúrgico na doença de alto risco, na recidiva bioquímica da doença e na biópsia de próstata.

Palavras Chave ( separado por ; )

câncer de próstata; PSMA; PET-CT PSMA; biópsia de próstata

Área

Uro-oncologia

Instituições

Hospital Alemão Oswaldo Cruz - Sao Paulo - Brasil

Autores

Daniel Ilias, Felipe Fakhouri, Carlo Camargo Passerotti, José Pontes Junior