Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

FATORES DE RISCO PARA PERDA NO SEGUIMENTO AMBULATORIAL APOS PASSAGEM DE CATETER DUPLO J

Resumo

Introdução: O uso do cateter duplo J tornou-se rotina nos serviços de urologia nas últimas décadas, sendo fundamental no manejo de diversas patologias do trato urinário, mas não está livre de complicações. Uma temida evolução é a incrustação do cateter, relacionada diretamente ao tempo de permanência dele no indivíduo. Neste contexto, é de suma importância a prevenção dos casos de cateteres duplo J não retirados.
Método: Trata-se de um estudo retrospectivo que visa analisar os dados demográficos dos pacientes submetidos à passagem de cateter duplo J no Departamento de Urologia da Santa Casa de São Paulo, com a finalidade de procurar dados preditores para a ocorrência de cateter duplo J não retirados, assim como analisar falhas nos procedimentos de reconvocação dos pacientes. Foram analisados um total de 184 pacientes, divididos em Grupo Retirado - 167 e Grupo Não retirado – 17.
Resultado: Foram comparados os dois grupos conforme as variáveis de sexo, idade, estado civil, etnia, procedência e indicação. A população em estudo tem igual proporção de sexo (masculino 50% e feminino 50%), majoritariamente composta de solteiros (76,7%), brancos (71,9%), sendo a principal indicação por doença calculosa do trato urinário (85,3%). Foi evidenciada relação estatisticamente significante conforme a procedência dos pacientes, sendo que aqueles oriundos da região central de São Paulo, outros municípios e sem moradia evidenciaram fator de risco para a perda de seguimento ambulatorial. Outro fator considerado de risco foi o não preenchimento adequado do prontuário e ficha cadastral devido a impossibilidade de realizar busca ativa e reconvocação destes pacientes.
Conclusão: O cateter duplo J não retirado é uma complicação multifatorial, o que demanda uma atenção e registro sistemático dos casos, para possibilitar uma busca ativa dos pacientes em situação de risco.

Palavras Chave ( separado por ; )

cateter duplo J não retirado; São Paulo; situação de risco

Área

Litíase / Endourologia

Instituições

Santa Casa de São Pauço - Sao Paulo - Brasil

Autores

Luiz Felipe Mello Pereira Leitão, João Pedro Vaz Souza Cabral Simões, Victor Notari Campos, Felipe Giacobo Nunes, Fernanda Monteiro Orellana, Rafael Ribeiro Zanotti, Pablo Leonardo Traete, Jorge Ricardo Gois Cunha, Silvio Ressureição Pires, Luis Gustavo Morato Toledo