Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO LAPAROSCOPICO DE URETER RETROCAVA ASSOCIADO A CALCULO URETERAL: RELATO DE CASO

Resumo

TRATAMENTO LAPAROSCÓPICO DE URETER RETROCAVA ASSOCIADO A CÁLCULO URETERAL: RELATO DE CASO
Orellana, Fernanda M; Virgilio, Robson C.; Traete, Pablo L.; Ravizzini, Pedro I. C.; Granucci, Tiago G.; Neri, Rafael F. de A.; Leitão, Luiz F. de M. P.; Zanotti, Rafael R.; Pagan, Marcio R.; Toledo, Luis G. M. de.

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (São Paulo - SP)

Resumo:
O ureter retrocava é uma malformação congênita rara que pode causar sintomas obstrutivos, como estase urinária e pielonefrite. Sua manifestação mais frequente ocorre entre a terceira e a quarta décadas de vida, exigindo tratamento cirúrgico na maior parte dos casos.
Objetivos: Apresentar um caso em formato de vídeo de um paciente com ureter retrocava obstrutivo e ureterolitíase ipsilateral diagnosticado em nosso serviço por meio de tomografia computadorizada e discutir a abordagem laparoscópica do mesmo, considerando relatos de literatura mediante busca nos principais bancos de dados - PubMed, SciELO, Google Scholar - considerando os unitermos “circumcaval ureter”, “retrocaval ureter”, “ureter retrocava”.
Métodos: Indicada via laparoscópica em tempo único para resolução do quadro obstrutivo e tratamento da ureterolítotiase ipsilateral. Utilizado acesso com 4 trocartes para transposição e reconstrução ureteral e ureterolitotomia laparoscópica. O tempo cirúrgico foi de 180 minutos, com perda sanguínea da 80 mL.
Resultados: Paciente foi mantido com cateter duplo J inserido por via laparoscópica por 6 semanas. O controle por imagem foi realizado após a retirada do duplo J com exame de imagem para confirmação da obstrução. Não houve complicações. O paciente segue em controle ambulatorial.
Conclusão: A correção cirúrgica laparoscópica do ureter retrocava tem se mostrado benéfica em diversos aspectos quando comparada ao acesso aberto, porém, como se trata de uma doença rara, a literatura ainda carece de estudos maiores com relevância estatística comparando as diferentes técnicas. A associação do ureter retrocava à ureterolitíase pode aumentar a complexidade mas não parece impedir o tratamento em tempo único do ureter retrocava obstrutivo pela via laparoscópica.

Palavras - chave: circumcaval ureter, retrocaval ureter, ureter retrocava, laparoscopia, cálculo

Palavras Chave ( separado por ; )

ureter retrocava, laparoscopia, uropatia obstrutiva, circumcaval ureter, retrocaval ureter

Área

Litíase / Endourologia

Instituições

IRMANDADE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO - Sao Paulo - Brasil

Autores

FERNANDA MONTEIRO ORELLANA, ROBSON CRISTIAN VIRGILIO, PABLO LEONARDO TRAETE, PEDRO IVO CALDERON RAVIZZINI , TIAGO GRANUCCI GUIRRO, RAFAEL FREITAS DE ANDRADE NERI, LUIZ FELIPE DE MELLO PEREIRA LEITÃO, RAFAEL RIBEIRO ZANOTTI, MARCIO ROSA PAGAN, LUIS GUSTAVO MORATO DE TOLEDO