Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

O RENASCIMENTO DE UM CENTRO DE EXCELENCIA EM UROLOGIA NA CIDADE DE SAO PAULO – HOSPITAL BRIGADEIRO

Resumo

Introdução: Após um período de interrupção de atividades de assistência e ensino, desde 2008 o Centro de Referência em Saúde do Homem do Estado de São Paulo, localizado no Hospital Brigadeiro, voltou a ser uma das referências terciárias mais importantes para pacientes com doenças urológicas. Além da assistência aos pacientes, o programa de residência médica reconhecido pela SBU garante uma excelente estrutura para a especialização de novos urologistas.
Objetivo: Mostrar a experiência de um centro de referência em Urologia.
Métodos: Realizamos um levantamento retrospectivo de cirurgias realizadas em nosso serviço entre 2015 e 2018, descrevendo a média mensal de algumas cirurgias realizadas pelos residentes.
Resultados: Conseguimos os dados de 12069 cirurgias realizadas no período de 4 anos, com um média mensal de 268 cirurgias, mas que no ano de 2018 se manteve em 300. Todas as cirurgias foram realizadas pelos residentes, sob a orientação da equipe de urologistas do hospital. Foram realizadas 895 Prostatectomias radicais abertas (média mensal ≅ 19), 193 Prostatectomias radicais videolaparoscópicas (média mensal ≅ 4), 131 Nefrectomias radicais abertas (média mensal ≅ 6), 229 Nefrectomias radicais videolaparoscópicas (média mensal ≅ 10), 105 Nefrectomias parciais videolaparoscópicas (média mensal ≅ 8), 108 Cistectomias radicais (média mensal ≅ 4), 1285 RTU’s de Bexiga (média mensal ≅ 27), 1387 RTU’s de próstata (média mensal ≅ 30) 392 Ureterolitotripsias semi-rígidas (média mensal ≅ 8), 332 Ureterorenolitotripsias flexíveis (média mensal ≅ 7), 907 Nefrolitotripsias percutâneas (média mensal ≅ 20), entre outras cirurgias. Os residentes ainda participam de cirurgias em estágios em outras instituições vinculadas ao programa de residência, entre elas estão o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (estágio de DST’s e de Infertilidade Masculina – média mensal de cirurgias ≅10), o Hospital São José (estágio de Urologia Geral – média mensal de cirurgias ≅ 140), o Hospital Infantil Darcy Vargas (média mensal de cirurgias ≅ 40) e o Hospital do Rim e Hipertensão (média mensal de cirurgias≅ 80). O Hospital dispõe ainda de LECO, urodinâmica, biópsia prostática e HIFU para câncer de próstata localizado. Desde 2008 foram formados 29 residentes (atualmente com 5 residentes por ano).
Conclusões: O tradicional serviço de Urologia do H. Brigadeiro renasceu em 2008, se consolidando como um dos maiores centros de tratamento e ensino de urologia no País.

Palavras Chave ( separado por ; )

Residência Médica; Urologia; Cirurgia;

Área

Ciência Básica

Instituições

Hospital Brigadeiro (Hospital de Transplantes Dr Euryclides de Jesus Zerbini) - Sao Paulo - Brasil

Autores

Felipe Guimarães Pugliesi, Danniel Frade Said, Fábio Vicentini, Marcelo Hisano, Cláudio Bovolenta Murta, Joaquim Francisco de Almeida Claro