Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

IMPLEMENTAÇAO DE PROGRAMA DE CIRURGIA ROBOTICA NO HOSPITAL UNIVERSITARIO PEDRO ERNESTO – UERJ

Resumo

Objetivos:
Avaliar os processos referentes à aquisição, instalação e a implementação de programa de cirurgia robótica em Hospital Universitário exclusivamente público e analisar o impacto do programa no treinamento e formação de recursos humanos.
Métodos:
O HUPE realizou processo de aquisição de sistema robótico da Vinci Xi em dezembro de 2018, com recursos oriundos da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. Em conjunto com a plataforma robótica foram adquiridos conjuntos de pinças suficientes para a realização de 250 cirurgias, insuflador, gravador de vídeo e ultrassonografia videolaparoscópica. A aquisição envolveu importação direta e compras por licitação no mercado nacional. Uma sala específica para o programa foi criada no centro cirúrgico, através da adequação e junção de duas salas menores, de acordo com as especificações de espaço físico, instalação elétrica, de lógica, distribuição de monitores e altura de focos cirúrgicos. O projeto da sala foi idealizado para permitir diversas disposições e posicionamentos da mesa operatória, carrinho de anestesia e do robô, de acordo com o tipo de cirurgia. A central de esterilização de material precisou se adequar, recebendo uma lavadora ultrassônica e uma esterilizadora de peróxido, ambas homologas pela Intuitive. Foi providenciado o treinamento de recursos humanos, envolvendo equipe médica, de enfermagem, técnicos de enfermagem e engenheiros.
Resultados:
O início das atividades vem proporcionando atendimento a pacientes de alta complexidade, principalmente oncológicos. Os equipamentos adquiridos e a disposição da sala operatória tem se mostrado satisfatórios, correspondendo as necessidades. O treinamento da equipe médica engloba residentes e staffs cirurgiões e anestesistas. A equipe de enfermagem foi treinada para diversas atividades, desde o preparo da sala e instrumentação até o planejamento de compra de materiais de insumo e esterilização dos equipamentos. Uma equipe de engenharia foi treinada para dar suporte em casos de problemas técnicos na plataforma.
Conclusões:
A implementação de programa robótico é um processo complexo e que envolve diversas etapas, abrangendo planejamento orçamentário, captação de recursos, processos de compra e adequação de espaços físicos. O processo é viável e possibilita o tratamento de pacientes com patologias complexas e o treinamento e formação de recursos humanos.

Palavras Chave ( separado por ; )

Robótica; Cirurgia; Tecnologia; Treinamento; Implementação.

Área

Ciência Básica

Instituições

Universidade Estadual do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Rui Teofilo Figueiredo, Raphaela de Almeida Gazzoli, Victor Teixeira Dubeux, Juan Pablo Suarez Barberan, Thales Mendes Miranda, Pedro Nicolau Gabrich, Fabricio Borges Carrerete, Celso Mario Costa Lara, Ricardo Teixeira, Ronaldo Damiao