Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

EVOLUÇAO E PROGNOSTICO DE PACIENTES COM PIELONEFRITE OBSTRUTIVA ANTES E APOS DESCOMPRESSAO CIRURGICA DE EMERGENCIA: REVISAO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Resumo

Introdução: A pielonefrite obstrutiva apresenta potencial de causar complicações graves, como sepse e choque séptico, sendo fundamental a abordagem interdisciplinar a fim de garantir rápida desobstrução. Assim, o conhecimento dos fatores relacionados à evolução e prognóstico de tal patologia, bem como as características clínicas do paciente, são fundamentais para a redução da morbimortalidade nesta população.

Objetivos: Avaliar a relação entre características clínicas dos pacientes e da doença com o desfecho clínico da pielonefrite obstrutiva.

Métodos: Levantou-se bibliografia nas bases de dados PubMed, LILACS, BVS-Medline, Google scholar, Scielo e Embase, analisando-se os artigos com base em seu título e resumo para, após seleção, realizar a leitura completa dos estudos.

Resultados: 101 artigos foram analisados, com exclusão de 80 por não se enquadrarem na temática proposta, com leitura de 21 artigos em sua totalidade. A literatura aponta que a pielonefrite obstrutiva é mais comum no sexo feminino e faixa etária entre 42,7 e 68 anos, sendo diabetes mellitus e história de nefrolitiase prévia como as principais características pré-operatórias. O cateter ureteral retrógrado foi a técnica de drenagem de escolha em 52,2 a 94% das vezes, com tempo médio até drenagem entre um e três dias. O principal grupo de antibióticos utilizado é a cefalosporina 3ª geração, sendo a E. coli o principal agente isolado em meios de cultura. Foi relatada evolução com urosepse entre 7,3 a 65% dos pacientes e choque séptico entre 21 e 37%. A letalidade variou entre 0 e 19% nos estudos analisados.

Conclusões: O rápido diagnóstico de pielonefrite obstrutiva, bem como o conhecimento sobre as comorbidades dos pacientes, são fundamentais para a ideal abordagem interdisciplinar, a rápida atuação do médico urologista e a redução da morbimortalidade.

Palavras Chave ( separado por ; )

pielonefrite obstrutiva; pielonefrite; descompressão cirúrgica

Área

Infecção

Instituições

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Sao Paulo - Brasil

Autores

Gustavo Santana de Lima, Fábio Coltro Neto, Thairo Alves Pereira, Ivan Borin Selegatto, João Marcos Ibrahim de Oliveira, Livia Carvalho Vianelli Ribeiro, Guilherme Miranda Andrade, Cassio Luis Zanettini Riccetto