Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Relato de Caso: Nefrectomia Parcial Assistida por Robô com Ultrassonografia Transoperatória

Resumo

Introdução: Os carcinomas de células renais (CCRs) compreendem 1% a 3% de todas as neoplasias malignas viscerais. Aproximadamente 40% dos pacientes com CCR morrem devido à progressão da doença, tornando este tumor a lesão maligna urológica mais letal.
A maioria dos casos é descoberta incidentalmente em exames de imagem realizados por outros motivos. Consequentemente o tamanho destas lesões no momento do diagnóstico geralmente é pequeno e endofítico, o que dificulta sua localização durante a cirurgia e também a sua ressecção. Com a utilização do ultrassom intra-operatório é possível realizar a Nefrectomia parcial de modo seguro mesmo em tumores endofíticos ou de maiores tamanhos.

Objetivos: Relatamos um caso de tumor renal de 4,5cm totalmente endofítico, de achado incidental, tratada com nefrectomia parcial assistida por Robô, com três braços e utilização de ultrassonografia trans-operatória.

Caso: Paciente 41 anos, feminina, sem comorbidades, tabagista, que em investigação de dispepsia, foi submetida a tomografia de abdome com evidencia de lesão renal esquerda de 5cm, completamente endofítica e R.E.N.A.L. Score 12x.
A paciente foi submetida a Nefrectomia Parcial Esquerda com utilização de três braços robóticos. A lesão foi localizada com auxílio do ultrassom per operatório. A superfície renal foi marcada com cautério para definição da localização tumoral.
O rim foi isquemiado em bloco com Bull dogs laparoscópicos aplicados pelo assistente, seguida de ressecção tumoral e síntese do leito ressecado com fio barbado ancorado em clipes.

O tempo de console foi 85min e 21 minutos de isquemia. Sangramento estimado em 120ml. A paciente foi de alta hospitalar em 3 dias. Laudo histopatológico com carcinoma de células renais e margens livres.

Conclusões: O uso do ultrassom é de fundamental importância nos casos complexos de cirurgias poupadores de néfrons, principalmente nas lesões endofíticas, proporcionando melhores resultados.

Palavras Chave ( separado por ; )

Nefrectomia parcial; cirurgia robótica; ultrassom transoperatório.

Área

Uro-oncologia

Instituições

UERJ - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Victor Teixeira Dubeux, Juan Pablo Suarez Barberan , Marina Carriello Mululo, Marina Barberan Costa, Thales Mendes Miranda, Raphaela Gazzoli, Caio Henrique Lucio Carrasco, Rui Teofilo Figueiredo Filho, Celso Barberan Lara, Ronaldo Damião