Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

PERFIL DA UROFLUXOMETRIA EM CRIANÇAS COM BEXIGA HIPERATIVA

Resumo

Introdução: A bexiga hiperativa é uma das principais etiologias de Disfunção do Trato Urinário Inferior (DTUI) e é caracterizada pela associação de sintomas como: urgência urinária, com ou sem incontinência associada, geralmente acompanhada de aumento de frequência e noctúria. Para diagnosticar esta patologia e diferenciá-la de outros diagnósticos diferenciais, realiza-se o exame de urofluxometria. Através dele medimos o fluxo urinário e o avaliamos em vários aspectos.
Objetivos: Comparar os dados dos exames de urofluxometria em crianças com bexiga hiperativa com os de crianças sem sintomas urinários, com o intuito de verificar se há diferenças estatisticamente significativas entre os resultados dos dois grupos e, com base nisso, determinar se a urofluxometria é um exame adequado para o diagnóstico da bexiga hiperativa.
Métodos: Estudo transversal, no qual os dados presentes nos exames de urofluxometria realizados em crianças de 5 a 7 anos com bexiga hiperativa, atendidas no Centro de Distúrbios Miccionais na Infância (CEDIMI), e de crianças sem sintomas urinários, oriundas de creches e escolas em Salvador, foram analisados e comparados entre si os resultados desses dois grupos.
Resultados: foram encontradas diferenças estatisticamente significantes apenas para os valores de fluxo máximo e do tempo gasto para atingi-lo, comparando-se crianças com bexiga hiperativa e crianças saudáveis, sendo o fluxo máximo maior no primeiro grupo e o tempo gasto para atingi-lo maior no segundo.
Conclusões: tornou-se evidente que o exame de urofluxometria é um bom exame para se utilizar no diagnóstico de bexiga hiperativa, porém deve ser utilizado em concomitância com a avaliação clínica.

Palavras Chave ( separado por ; )

bexiga hiperativa; urofluxometria; crianças.

Área

Urologia Pediátrica

Instituições

Escola Bahiana de Medicina (EBMSP) - Bahia - Brasil

Autores

Marcela Barroso Lopes, Ubirajara de Oliveira Barroso, Ananda Baião Nacif, Humberto França Ferraz