ESTUDO COMPARATIVO DE BIOPSIAS DE PROSTATA GUIADAS POR ULTRASSOM REALIZADAS SOB SEDAÇAO ENDOVENOSA COMBINADA COM BLOQUEIO PERI-PROSTATICO VERSUS BLOQUEIO EXCLUSIVO
INTRODUÇÃO: O câncer de próstata, excluindo os tumores de pele, é a neoplasia mais comum no homem e sua incidência vem aumentando nas últimas décadas.O diagnóstico de certeza é realizado em fragmentos obtidos por meio de biópsia prostática guiada por ultrassom transretal. Com o aumento do número de biópsias e fragmentos por procedimento e com a possibilidade, cada vez mais frequente, de novos procedimentos realizados para um mesmo paciente, ficou clara a importância de se realizar algum tipo de analgesia para sua realização. Neste contexto, o estudo de novas formas de analgesia, visando à efetividade, segurança e comodidade para o médico e paciente é extremamente atual, principalmente por não haver consenso sobre qual seja o melhor método de analgesia para esse procedimento
OBJETIVO: Avaliação da efetividade da biópsia de próstata para o diagnóstico de neoplasia comparando dois métodos anestésicos.
MATERIAIS DE MÉTODOS: Análise retrospectiva de biópsias de próstata guiadas por ultrassom transretal realizadas de janeiro a agosto de 2018. Foram realizadas em 115 pacientes sedaçao endovenosa combinada com bloqueio peri-prostático e em 82 foi realizado somente o bloqueio.
Todos os pacientes foram submetidos a amostragem de 12 fragmentos quando virgem de tratamento ou 24 fragmentos quando re-biópsia. Foram avaliados psa inicial , score gleason, etnia , idade, volume prostático, número e comprimento dos fragmentos coletados. Considerou-se câncer de próstata clinicamente significante score de gleason maior igual a 7.
RESULTADOS: Analizamos um total de 197 pacientes que foram submetidos a biópsia de próstata no período estudado. No grupo combinado temos 43 pacientes (37%) com diagnóstico de neoplasia de próstata sendo 19 pacientes (44%) com câncer significante; já no grupo somente bloqueio temos 30 pacientes (34%) diagnosticados com neoplasia e 10 (33%) significantes.
CONCLUSÃO: Os grupos analizados não foram muitos diferentes no que compete a efetividade de diagnóstico de cancer de próstata quando expostos aos dois metodos. Ressaltamos que mais estudos são necessarios e esta em andamento uma pesquisa prospectiva nesse mesmo serviço.
biopsia ; prostata; sedaçao ; bloqueio ; efetividade
Uro-oncologia
FACULDADE DE MEDICINA DO ABC - São Paulo - Brasil
FELIPE GUERREIRO QUADROS, ARTUR DA SILVA FARIAS, ELAINNA DE SOUZA ALVES, MARCEL ARANHA DA SILVEIRA