Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

PIELOPLASTIA POR MINILAPAROSCOPIA EM CRIANÇA DE 4 MESES DE IDADE

Resumo

INTRODUÇÃO: A pieloplastia laparoscópica é a técnica padrão-ouro no tratamento da estenose de junção ureteropiélica (JUP). Nos últimos anos, com o desenvolvimento de materiais laparoscópicos cada vez mais miniaturizados, tornou-se factível a realização deste procedimento em crianças de baixo peso.

OBJETIVOS: Demonstrar a técnica da pieloplastia por minilaparoscopia em criança com idade de 4 meses.

MÉTODO: N.R.L, sexo feminino, 6,5 kg, com história de hidronefrose antenatal. Á ultrassonografia foi detectada dilatação pielocalicinal grave em rim direito com dimuição da espessura do parênquima. Ao DMSA, rim direito com perda de função tubular. Ao DTPA, curva de excreção com padrão obstrutivo. Submetida à pieloplastia desmembrada a Anderson-Hynes por minilaparoscopia com o paciente em posição de semi-decúbito lateral esquerdo; utilizado um trocarter de 5 mm periumbilical e dois trocares de 3 mm em flanco e hipocôndrio direito formando a triangulação; após a dissecção da pelve renal, JUP e ureter proximal, realizado 2 pontos de reparo da pelve renal, medial e lateral, para melhor exposição da área a ser suturada; realizada a espatulação lateral do ureter e anastomose ureteropiélica com pontos simples separados na parede posterior e ponto simples contínuo na parede anterior, com Vicryl 4.0; colocação retrógrada de cateter duplo J 12,0 cm x 3,0 Fr; tempo cirúrgico de 150 minutos. Retirada endoscópica do cateter duplo J com 6 semanas de pós-operatório.

RESULTADOS: Evoluiu com melhora da função tubular, normotensa e melhora da curva de excreção ao DTPA.

CONCLUSÃO: O emprego da minilaparoscopia no tratamento da estenose de JUP em crianças de baixo peso é factível e efetiva, desde que utilizado material cirúrgico e treinamento adequado.

Palavras Chave ( separado por ; )

Estenose de junção ureteropiélica; pieloplastia; minilaparoscopia

Área

Urologia Pediátrica

Instituições

Faculdade Assis Gurgacz - Parana - Brasil, Master Clínica - Parana - Brasil

Autores

Alex Sato Tanaka, Gustavo Marconi Caetano Martins, Mariana Araujo Barbosa Tanaka, Milton Tatsuo Tanaka, José Barbosa Mendes Junior, Eduardo Fernando Pacagnan, Fabio Luiz Souza, Diego Sato Tanaka, Juan Mateus S Mendes, Iago Augusto Santana Mendes