Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

PROSTATECTOMIA RADICAL DE RESGATE LAPAROSCOPICA POS-RADIOTERAPIA

Resumo

INTRODUÇÃO: Uma das modalidade de tratamento para o câncer de próstata localizado é a radioterapia (RT). A taxa de recorrência com aumento do PSA após RT é muito baixa em pacientes submetidos a esse tratamento. Contudo, alguns pacientes portadores de neoplaisa prostática, que se submeteram a RT, apresentam recorrência da doença. A prostatectomia radical de resgate (PRR) após RT é considerada uma cirurgia de difícil realização devido a formação de aderências e fibrose periprostáticas. No entanto, alguns relatos recentes sugeriram que a PRR é muito útil após a radioterapia para o câncer de próstata localizado.
OBJETIVOS: Relatar caso de paciente submetido a prostatectomia radical de resgate pós-radioterapia por videolaparoscopia.
MÉTODOS: Entrevista com paciente, análise do prontuário, coleta do consentimento informado e revisão da literatura.
RESULTADOS (RELATO DO CASO): Paciente, 68 anos, masculino. Apresentou PSA total de 169 ng/ml, associado a toque retal com próstata globalmente endurecida e aderida. Histopatológico de biópsia de próstata demonstrou adenocarcinoma de próstata Gleason 7 (3+4). Classificado como paciente com doença de alto risco, encaminhado para realizar homonioterapia e radioterapia em 2011. Doença controlada até fevereiro de 2018, quando ocorreu elevação de PSA, chegando a 2,9 ng/ml. Realizada nova biopsia de próstata guiada por fusão cognitiva que demonstrou adenocarcinoma Gleason 7 (4+3). PET-PSMA mostrando doença localizada em próstata. Realizada prostatectomia radical laparoscópica extraperitoneal, sem intercorrências. O histopatológico da peça cirúrgica mostrou um tumor de Gleason 7 (4+3) com margens livres. Evoluiu bem no pós operatório. PSA 60 dias após a cirurgia foi de 0,02ng/ml. CONCLUSÕES: A cirurgia de resgate para pacientes com câncer de próstata submetidos a terapia hormonal e / ou radioterapia é tecnicamente difícil e com grande potencial de morbidade e mortalidade. A radioterapia é um dos tratamentos para o câncer de próstata localizado, mas alguns pacientes após a RT apresentam recorrência do PSA. Nestes pacientes, a PRR é uma das opções de tratamento.

Palavras Chave ( separado por ; )

Cancer de Prostata; Prostatectomia; Laparoscopia

Área

Uro-oncologia

Instituições

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE FORTALEZA - Ceara - Brasil

Autores

ANGELO CUNHA FIGUEIREDO FILHO, BRUNO ROBERTO SILVA FERREIRA, ROMULO CESAR COSTA BARBOSA FILHO, LUCAS BRUNO BORGES, SAMI ANDRADE CORDEIRO GADELHA, MAURO CABRAL ROSALMEIDA, FRANCISCO HIDELBRANDO ALVES MOTA FILHO, FRANCISCO JOSE CABRAL MESQUITA, ROMULO AUGUSTO SILVEIRA, ALEXANDRE SABOIA LEITÃO JÚNIOR