Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

QUAIS FATORES ESTAO ASSOCIADOS AO SUCESSO EM NEFROLITOTRIPSIA PERCUTANEA? ANALISE DE MAIS DE 1000 CASOS.

Resumo

Introdução e objetivo

Avaliar fatores preditivos de sucesso em cirurgias de nefrolitotripsia percutânea (NLP) para pacientes com cálculo renal.

Método

Realizamos uma análise retrospectiva de dados coletados prospectivamente de pacientes submetidos a NLP num período de 5 anos. A associação de fatores pré-operatórios e intra-operatórios com a presença de sucesso foi avaliada por análise uni e multivariada. Na avaliação de sucesso, consideramos como stone free o paciente que não apresentava nenhum fragmento residual na tomografia sem contraste do 1o pós operatório, enquanto sucesso foi definido como presença de fragmentos residuais assintomático de até 4 mm na mesma tomografia. O nível de significância foi de 0,05.

Resultados
Foram realizadas 1066 NLP em 891 pacientes. A taxa de Stone Free foi de 40,4% e de Sucesso de 54,5% baseado na TC do 1o PO.
Na análise univariada, os fatores associados a Stone Free e Sucesso foram o número de NLP's prévias e número de punções dilatadas no intra-operatório. Já tempo de cirurgia <90min e Escore de Guys (GSS) menor que 3, foram associados a um desfecho positivo (p<0,001). Na análise multivariada, o único fator associado a Stone Free e a Sucesso foi o Escore de Guys, quanto maior o GSS, menor a chance de sucesso Guys 2 (RC 0,306), Guys 3 (RC 0,161) e Guys 4 ( RC 0,150) (p<0,001).

Conclusão
O Guy’s Stone Score (GSS) se mostrou o único fator preditivo de sucesso e “Stone free” na NLP

Palavras Chave ( separado por ; )

Nefrolitotripsia percutânea; Sucesso; Stone free; Fatores preditivos

Área

Litíase / Endourologia

Instituições

Hospital Brigadeiro - Sao Paulo - Brasil

Autores

Kayann Kaled Reda El Hayek, Tiago Magalhães Freire, Felipe Pugliesi, Marcelo Szwarc, Petronio Augusto de Souza Melo, Daniel Beltrame Ferreira, Rodrigo Perrella, Claudio Bovolenta Murta, Joaquim Francisco de Almeida Claro, Fabio Carvalho Vicentini