Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

TRADUÇAO E ADAPTAÇAO TRANSCULTURAL DO QUESTIONARIO "CHILDHOOD BLADDER AND BOWEL DYSFUNCTION QUESTIONNAIRE" (CBBDQ) NO BRASIL

Resumo

A disfunção vesical e intestinal (DVI) é causa de elevada morbidade na infância e ainda é pouco reconhecida. Coexistem sintomas urinários e intestinais. A introdução de um questionário específico na prática clínica auxilia no diagnóstico e também na análise evolutiva do tratamento.

Objetivos: O objetivo deste trabalho é traduzir e adaptar culturalmente o questionário Childhood Bladder and Bowel Dysfunction Questionnaire (CBBDQ), publicado por Marieke van Engelenburg-van Lonkhuyzen e colaboradores, para o português brasileiro.

Métodos: O CBBDQ que contém 18 itens, contemplando 10 sintomas vesicais e 8 intestinais, foi traduzido de acordo com uma metodologia internacional: tradução, síntese, retrotradução, comitê de especialistas e pré-teste. Após a tradução do processo, a versão final foi pré-testada. As respostas dos pacientes foram analisadas para identificar as modificações necessárias. A confiabilidade foi avaliada pelo método de teste-reteste e a consistência interna foi avaliada pelo alfa de Cronbach.

Resultados: participaram do estudo 73 crianças e respectivos pais, sendo 44 do sexo feminino, com média de idade de 7,6 ± 2,1 anos. O coeficiente alfa de Cronbach foi de 0.91 a 0.96 e o coeficiente de correlação intraclasse (CCI) foi de 0.94, demonstrando alta confiabilidade.

Conclusões: A DVI tem um espectro heterogêneo de sintomatologia, com sintomas relacionados às alterações de armazenamento/esvaziamento vesical associados aos sintomas de disfunção intestinal. As crianças que apresentam DVI são mais propensas a ITU, incontinência urinária e RVU. A aplicação de um questionário adequado ajuda a quantificar os sintomas de forma confiável e a utilização de escores é de interesse na prática clínica e também na pesquisa.


Palavras Chave ( separado por ; )

disfunção; criança; questionário

Área

Urologia Pediátrica

Instituições

Clinica Nefrokids Curitiba - Parana - Brasil

Autores

Rejane de Paula Bernardes, Cleidimara Falcade Scremim, Daniele Braga Cordeiro