Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

OBSTRUÇAO DE MEATO URETERAL POS RTU DE BEXIGA - COMO TRATAR

Resumo

A ressecção trans-uretral de bexiga(RTUb) é um procedimento comum na prática urológica para tratamento de tumores vesicais. Complicações desta ressecção podem ser precoces ou tardias. Dentre as últimas, a estenose de meato ureteral ou obstrução completa leva a uma alteração anatômica a funcional, com comprometimento a longo prazo da função renal.
Apresento neste vídeo um caso de paciente, no pós-operatório tardio de RTUb com dor progressiva em região lombar esquerda. Investigação inicial evidenciou um uretero-hidronefrose até topografia da junção uretero-vesical. DMSA evidenciando função discretamente diminuída e DTPA com padrão obstrutivo.
Diante do exposto, para afastar uma recidiva no meato ureteral ou ureter distal, foi realizada uma cistoscopia com biópsia, sem evidência de recidiva, porém sem identificar o orifício do meato
Diante do exposto, foi realizada uma ressecção da área do trajeto ureteral, com identificação de ureter e possibilidade de reabertura do mesmo para a bexiga.
Seguimento a longo prazo evidenciou persistência do neo-orificio e melhora do quadro de dor lombar.

Palavras Chave ( separado por ; )

Tumor vesical; RTUb; Complicações; estenose de meato ureteral

Área

Uro-oncologia

Instituições

unicamp - Sao Paulo - Brasil

Autores

Daniel Almeida Braga, paulo vitor barreto, thairo alves pereira, fabio coltro neto, arnold peter paul acherman, danilo leite andrate, wagner eduardo matheus, FERNANDES DENARDI