Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO FUNCIONAL POS PROSTATECTOMIA RADICAL ABERTA RETRO-PUBICA: ANALISE PROSPECTIVA ATRAVES DE QUESTIONARIOS RELACIONADOS A FUNÇAO ERETIL E CONTINENCIA URINARIA

Resumo

Resumo:

Objetivo: Analisar o impacto da prostatectomia radical (PR) sobre a função erétil e continência urinária assim como sua repercussão na qualidade de vida.

Materiais e métodos: Estudo observacional analítico prospectivo de 40 casos de prostatectomia radical com aplicação de quatro questionários: International Consultation on Incontinence Questionnaire - Short Form – ICIQ-SF; Kings Health Questionnaire - KHQ; International Indexo f Erectile Function - IIEF-5; International Prostatic Symptom Score - IPSS. Os pacientes foram avaliados no pré-operatório e reavaliados no mínimo após doze meses da cirurgia.

Resultados: Nos 40 pacientes avaliados ocorreu um prejuízo na função erétil (avaliado pelo questionário IIEF) e miccional (avaliado pelo questionário ICIQ-SF) em 85% e 57,5% respectivamente com p<0,001. Observou uma melhora nos sintomas urinários de armazenamento (avaliado pelo questionário IPSS) com média pré-operatória de 4,9 e pós-operatória de 2,0 com p=0,005. A correlação entre os questionários IPSS e KHQ mostrou quanto maior o escore de armazenamento do primeiro mais frequente são as medidas de gravidade da disfunção miccional avaliadas pelo segundo, p<0,001.

Conclusão: Observamos que a PR interfere na qualidade de vida dos pacientes destacando-se a disfunção erétil (DE) e incontinência urinária (IU). A avaliação dessas complicações por meio de questionários é importante para o adequado manejo do paciente não apenas do ponto de vista oncológico, como também social.

Palavras Chave ( separado por ; )

câncer de próstata; prostatectomia radical; incontinencia urinária; disfunção erétil;

Área

Uroneurologia / Disfunção Miccionais / Urodinâmica

Instituições

IAMSPE - Sao Paulo - Brasil

Autores

FELIPE DOMINGUES DE VASCONCELOS, CAIO LYRA DE OLIVEIRA, WAGNER APARECIDO FRANÇA, LUIS AUGUSTO SEABRA RIOS