Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ABLAÇAO DE PROSTATA COM GREEN LASER POS BRAQUITERAPIA E RELAÇAO COM RECIDIVA CLINICA DE OBSTRUÇAO POR CALCULOS NA LOJA PROSTATICA

Resumo

INTRODUÇÃO: A braquiterapia, um tipo de radioterapia de contato, tem sido considerada uma opção para tratamento do câncer de próstata localizado. Estudos evidenciam possíveis complicações deste tratamento como sintomas urinários de armazenamento e esvaziamento. Desta forma, diante da presença de obstrução infravesical sem resposta a tratamento clínico, o tratamento cirúrgico é indicado, sendo a clássica ressecção transuretral da próstata (RTU-p) ou ablação a laser. As complicações mais comuns são hematúria e recidiva da estenose.

OBJETIVOS: Relatar três casos de pacientes tratados com braquiterapia, e submetidos à ablação prostática a laser para tratamento de obstrução infravesical, apresentando posteriormente formação de cálculos em loja prostática.

MÉTODO: Três pacientes com diagnóstico de câncer de próstata, tratados com braquiterapia, evoluíram com sintomas de esvaziamento e estudo urodinâmico compatível com obstrução infravesical e resíduo pós-miccional moderado. Foram então submetidos a ablação prostática à laser. Todos evoluíram no pós operatório com incontinência urinária. Iniciado tratamento clínico com anticolinérgicos ou beta-3-agonista e fisioterapia pélvica, sem sucesso. Diante da evolução, indicado cistoscopia seguida de RTU-p.

RESULTADOS: Na cistoscopia foi evidenciado esfíncter preservado, grumos de tecido necrótico com calcificações e sementes de braquiterapia parcialmente expostas. Optado por ressecção transuretral ampla sem deixar qualquer semente de braquiterapia visível. Anatamopatológico evidenciou focos de necrose em tecido fibroso com calcificações dismórficas e fragmentos cilíndricos metálicos; ausência de sinais de malignidade.

CONCLUSÃO: A permanência de sementes de braquiterapia expostas no tecido prostático após ablação a laser pode ser uma causa de formação de cálculos na loja prostática com consequente recidiva da obstrução clínica.

Palavras Chave ( separado por ; )

braquiterapia; green laser; obstrução infravesical; cálculos

Área

Litíase / Endourologia

Instituições

Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas) - Sao Paulo - Brasil

Autores

FERNANDO RIBEIRO GONÇALVES, AKEMI MIYAHIRA VALOIS BARBOSA, THIAGO DA COSTA TRAVASSOS, RAFAEL PEREIRA COLTRI, BRUNO BONADIMAN MONGENOT, ANDRE MACHADO LEITE DE BARROS, MAURO RENATO AMORIM DE BARROS, ANDRE MEIRELLES DOS SANTOS, EDISON DANIEL SCHNEIDER MONTEIRO