Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ASPECTOS PSICOLOGICOS DE PACIENTES PORTADORES DE CANCER DE PENIS: RELATOS DE PACIENTES ACOMPANHADOS NO AMBULATORIO DE UROLOGIA ONCOLOGICA DO HOSPITAL DE CLINICAS DA UNICAMP

Resumo

SILVA, I.M.; NACCARATO; A. M. E. P.; DENARDI, F.; FERREIRA, U. MATHEUS, W.E. UNICAMP –SP -BRASIL

Introdução
O câncer de pênis é uma neoplasia de maior incidência em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. No Brasil, representa 2% dos tipos de tumores que afetam o homem, sendo mais elevada nas regiões Norte e Nordeste.
Atinge em sua maioria homens na terceira idade e está associada a baixas condições socioeconômicas, baixa instrução, má higiene íntima, fimose a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
O pênis carrega a função social da diferenciação entre os sexos. Carrega o simbolismo da masculinidade: forte, viril e invulnerável, podendo acarretar em falta de cuidado e demora para procurar assistência, atrapalhando a possibilidade de um tratamento conservador.
O homem ocupa um lugar de provedor financeiro em muitas famílias, compondo a falta de cuidado e a não-busca do serviço de saúde quando os sintomas aparecem, pois priorizam o trabalho.
Após a cirurgia, o paciente sofre com a limitação em suas atividades diárias e com a alteração da sua imagem corporal.
A amputação do pênis é um fator significativo na vida do homem. Esta ocorrência acarreta mudanças em várias esferas da vida do paciente, como a questão da vivência da sua masculinidade e do posicionamento perante a família e a sociedade.

Objetivo
O presente trabalho pretende compreender o significado da experiência dos pacientes que apresentaram câncer de pênis e foram submetidos ao tratamento de penectomia parcial ou total, no Hospital de Clínicas da UNICAMP.

Método
Entrevista semi-estruturada buscando o significado do vivido. É oferecida a possibilidade de fazer a entrevista no dia do retorno programado ao ambulatório, não mudando a rotina do paciente.
O relato coletado na entrevista é utilizado para extrair os dados, compor as unidades de sentido na fala dos pacientes e encontrar o significado da experiência dos pacientes.

Observações parciais
As entrevistas tiveram início em março de 2019 e até a presente data somente 25% da amostragem acessada aceitou realizar a entrevista. Do restante, 25% se negou a participar e os outros 50% não se posicionou, relatando que fariam no próximo retorno ao ambulatório.
A amostragem atual ainda não apresenta um número significativo para expor resultados.
O pesquisador vivencia a dificuldade de acesso a esses homens, percebendo que quando o assunto do câncer de pênis é citado, o paciente tenta não falar sobre sua experiência.

Palavras Chave ( separado por ; )

câncer de pênis; penectomia; experiência de vida

Área

Uro-oncologia

Instituições

Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Sao Paulo - Brasil

Autores

Ivan Mumic Silva, Angela Maria Elizabeth Piccolotto Naccarato, Fernandes Denardi, Ubirajara Ferreira, Wagner Eduardo Matheus