Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

CRIAÇAO DO SCORE UROFUNCIONAL PARA PRIORIZAÇAO DE PACIENTES NA FILA DO ESTUDO URODINAMICO: METODO FUZZY AHP

Resumo

Introdução e Objetivos: O exame de urodinâmica é indicado para diagnóstico de patologias do trato urinário baixo, do inglês, LUTS - Sintomas do trato urinário inferior. O Hospital de Clínicas da UFPR possui uma fila de espera de aproximadamente três anos para realização deste exame, por este motivo criamos um projeto multiprofissional, para otimizar a fila, pois as pessoas realizavam o exame de forma cronológica e não por prioridade clínica.
Materiais e Método: Este projeto foi desenvolvido por uma equipe multiprofissional, utilizando uma estrutura denominada classificação urofuncional que engloba critérios para indicação de urodinâmica. Após o desenvolvimento desta estrutura, elaboramos um questionário que segue os seguintes critérios: patologia encontrada, agravos à saúde, exames laboratoriais e imagem (ecografia), qualidade de vida e condições sociais, além dos respectivos subcritérios. O questionário foi aplicado à 17 experts na realização do exame de diversos estados do Brasil. Após a aplicação destes questionários, utilizamos o método Fuzzy AHP (Analytic Hierarchy Process) este método permite que situações que envolvem multicritérios subjetivos possam ser quantificadas, determinando scores para cada critério, desta forma o exame será indicado entendendo as proporções do nível de urgência do paciente.
Resultados: Como resultados dos 17 questionários aplicados, os experts tendem a ter as mesmas respostas em alguns critérios, porém em outros as respostas são as mais variadas, tornando importante a determinação dos scores para cada critério estabelecido. Espera-se que a implementação deste estudo no Hospital de Clínicas, ocasione melhor qualidade e agilidade no atendimento, diminuição da fila de espera e melhor indicação para realização do exame. Para elaboração e desenvolvimento deste projeto foi fundamental o comprometimento dos membros da equipe multiprofissional envolvida e da direção do hospital.
Aspectos éticos: O presente trabalho foi aprovado pelo comitê de ética do Hospital das Clínicas-UFPR sob o CAAE 85051918.2.0000.0096.

Palavras Chave ( separado por ; )

urodinamica; fuzzy ahp; priorizaçao

Área

Uroneurologia / Disfunção Miccionais / Urodinâmica

Instituições

Universidade Federal do Parana - Parana - Brasil

Autores

Ana Tereza L. Pecora, Rogério Fraga, Angel Ruiz, jose eduardo junior pecora, Lydio Pecora Barbier Neto, Carmen Mayana Jamur, Martha Beatriz Souza Tavares Passos, jose roberto frega